geladeira vazando
Crédito: Freepik
em

Geladeira vazando: o que pode ser e como consertar?

Observe de onde está vindo o vazamento para ter ideia do que está causando o problema

Publicidade

Ninguém gosta de chegar na cozinha e ver que tem água no chão, perto da geladeira. Na hora já começam os pensamentos de qual é o problema e qual vai ser o prejuízo. Mas calma! Se você notou que a sua geladeira está vazando, primeiro tente identificar de onde vem o problema e veja, a seguir, as possíveis causas e o que fazer.

Descubra a fonte do vazamento

O primeiro passo para descobrir por que sua geladeira está vazando é descobrir de onde está vindo o vazamento.

Vazamento vindo por baixo da geladeira

Se notar que o vazamento está vindo por baixo da geladeira, que a borracha da porta está úmida ou com manchas de lodo, é possível que o vazamento venha de dentro. Se a sua geladeira não é frost free, é ainda mais possível que seja isso.

Causa 1: que acontece é que, dentro da sua geladeira, na parte de baixo, existe um dreno que pode estar entupido. Então o reservatório interno de água transborda e vaza para a gaveta, enchendo a borracha de água e saindo para o piso.

Publicidade

Causa 2: também existe o risco de um dos drenos estar danificado, não apenas entupido.

O que fazer: depois que a sua geladeira fizer o degelo, você pode usar um arame para desobstruir o dreno, que é um furinho pequeno e que deve estar com sujeira acumulada.

Se o tubo do dreno estiver danificado, será preciso trocar por um novo. Aí é melhor chamar um técnico.

Publicidade

Vazamento em geladeira frost free

Se a geladeira for frost free, ou seja, refrigera sem produzir gelo, ainda assim pode haver um entupimento e vazamento da parte de dentro para fora.

Causa: o reservatório de água dessa geladeira pode ficar obstruído por uma camada de gelo, fazendo a água transbordar e escorrer por dentro da geladeira.

O que fazer: se notar que a geladeira está muito úmida por dentro, faça um degelo completo e veja se resolve, pois aquela camada de gelo que pode estar obstruindo o reservatório vai ser derretida.

Publicidade

Consulte um técnico

Essas dicas servem para você ter ideia de qual pode ser o problema da sua geladeira vazando. Mas, se não tiver o manual de instruções e nem souber onde fica o dreno para ver se está entupido, chame um técnico da sua confiança para resolver o problema sem causar danos  ao seu eletrodoméstico.

Veja também:

sintomas da Sindrome da Impostora

Sintomas da síndrome da impostora – e tratamentos

Garrafa d'água impede cachorro de fazer xixi na calçada

Garrafa d’água impede cachorro de fazer xixi na calçada?