geladeira congelando
Crédito: Freepik
em

Sua geladeira está congelando? Veja o que pode ser

Verifique se a temperatura da geladeira está adequada ao clima externo e à quantidade de alimentos armazenados dentro dela

A formação de crostas de gelo dentro da geladeira não é normal, mas não significa que seja um problema e precise de reparo. Existem, basicamente, duas coisas que fazem as paredes da geladeira congelarem.

Obstrução nas saídas de ar frio

A primeira coisa é que pode haver uma obstrução nas saídas de ar frio, que geralmente ficam nas paredes do fundo. Essas saídas são bem estreitas, e como o ar é muito gelado, pode ocorrer esse congelamento. Com as saídas obstruídas, começam a se formar crostas de gelo.

Para resolver, retira sua geladeira da tomada e verifique se as saídas estão mesmo obstruídas. Retire a obstrução com cuidado, usando uma faquinha que não vá riscar as paredes da geladeira. Evite que os alimentos fiquem muito perto dessas paredes, pois eles poderão congelar.

Regulagem do termostato

A segunda coisa é o termostato, que pode estar desregulado ou com algum problema. Verifique no manual de instruções da sua geladeira qual é a recomendação de temperatura mínima para quando ela está cheia.

Se perceber que está ok, lembre-se também que, quando a geladeira está muito vazia e a temperatura está muito baixa, vai ficar muito frio lá dentro e aí vão se formar as crostas de gelo. Então, se a sua geladeira costuma estar mais vazia do que cheia, não deixe a temperatura no mínimo.

Para saber se o termostato está com defeito, aumente um pouco a temperatura interna da geladeira, aguarde algumas horas e verifique se os alimentos pararam de congelar. Se não pararam, ligue para a assistência técnica, pois é defeito.

receitas de almoço só com uma frigideira

6 Receitas de almoço para fazer sujando só uma frigideira

secar roupa no micro-ondas

Mãe passa roupa do filho no micro-ondas — será que funciona mesmo?