Por que gatos fazem barulho durante a noite
Crédito: Freepik

Por que gatos fazem barulho durante a noite? Veja 6 motivos

Se você começar a observar o comportamento do seu gato será mais fácil entender os motivos dos miados noturnos dele

Publicidade

Se você não entende por que o seu gato resolve fazer mais barulho à noite, quando todos estão querendo descansar, saiba quem tem motivo e é fácil de explicar.

Os gatos são animais noturnos, é da natureza deles. À noite é quando suas presas (cobras, ratos) estão por aí, pois é um horário de menor risco.

Então, o instinto do gato o faz querer sair para caçar durante a noite, nem sempre de forma silenciosa e sorrateira. Mas, existem outros motivos que você deve prestar atenção.

1. Idade

Esse hábito instintivo ocorre principalmente nos gatos jovens. Assim como os humanos, os gatos jovens têm maior disposição e energia para a vida noturna. Depois de adultos, podem se adaptar à rotina dos seus tutores e ficarem em casa dormindo.

Publicidade

2. Tédio

Gatos podem se comportar como crianças: se não gastarem energia e receberem atenção durante o dia, vão estar sem sono na hora em que você quiser dormir. Assim, para pedir atenção, vão começar a vocalizar incansavelmente.

No entanto, tome cuidado ao dar atenção para o seu gato somente quando ele começar a miar durante a noite, ou ele vai acostumar com isso. O ideal é brincar bastante com ele quando estiver anoitecendo para gastar as energias e deixá-lo satisfeito.

3. Doença

Também existe o risco de o seu gato estar com algum problema de saúde, como atividade excessiva da glândula tireoide ou problema nos rins. Se o gato já for adulto e se tiver gasto bastante energia durante o dia, considere essa hipótese. Vale a pena levá-lo ao veterinário para fazer uns exames.

4. Envelhecimento

Quando um gato fica idoso, ele pode desenvolver demência, que nos animais é chamada de Síndrome da Disfunção Cognitiva. O gato pode ficar desorientado quanto ao tempo e espaço, então pode começar a miar durante a noite, além de outros sintomas comuns da velhice.

Publicidade

5. Sentir-se preso

Se você deixa o seu gato livre durante todo o dia, e resolve fechá-lo dentro de casa durante a noite, talvez ele seja bastante insistente ao pedir para sair. É mais comum acontecer com gatos jovens que estão loucos para passear por aí durante a noite. Nesse caso, pode ser fácil de entender o que o gato está pedindo, pois ele vai ficar miando perto da porta ou janela.

6. Acasalamento

Se você já ouviu gatos gritando loucamente na rua, saiba que é bem comum de acontecer durante a época de acasalamento. Os miados são muito altos e constantes, mas é instintivo e normal. O único jeito de evitar que aconteça com seu gato é fazendo a castração.

PODE GOSTAR TAMBÉM