Menu

Homem que jogava garrafas com mensagens ao mar recebe resposta 21 anos depois

O pescador simplesmente achava interessante a comunicação com desconhecidos feita de uma forma tão antiga, e que ainda funcionava

Crédito: Reprodução/Donegal Daily

Publicidade

Desde a década de 1980 o irlandês John Cunningham começou com o hábito de jogar no mar garrafas contendo mensagens dentro.

Em uma entrevista para o jornal Donegal Daily, John contou que tinha o cuidado de embalar as garrafas em plástico-filme e papel-alumínio para garantir que as mensagens permaneceriam intactas.

Crédito: Reprodução/Donegal Daily

Algumas eram encontradas em pouco tempo, mas uma delas passou 21 anos flutuando pelas águas, até ser encontrada por um pescador no mar da Noruega, a cerca de 480km do seu ponto de partida.

Nas mensagens John escreve a data, o local onde jogou a garrafa e pede para que, quem a encontre, escreva de volta para ele dizendo onde a garrafa foi encontrada e qual era a data da mensagem.

Publicidade
Crédito: Reprodução/Donegal Daily

“Faço questão de pedir que a pessoa informe quando e onde joguei a garrafa, porque já fiz isso muitas vezes ao longo dos anos. Recebi respostas do mundo todo como Alemanha, Espanha, Islândia e África”, contou.

Nessa carta em específico, a garrafa havia sido jogada nas Ilhas Shetland e chegou até a ilha de Grip, ao norte da Noruega, onde foi encontrada.

Crédito: Reprodução/Donegal Daily

Ainda na entrevista, John contou de outra vez que foi marcante pelo percurso longo que uma das garrafas fez em pouco tempo. Ele estava trabalhando na costa do Marrocos quando uma garrafa que ele jogou viajou mais de 3.000km em apenas 22 dias, chegando no mar de Cabo Verde, na África.

Esse hábito interessante do pescador terminou em 2013, mas as respostas continuam chegando.

Publicidade
Sair da versão mobile