Um garotinho chamado Sammy Green, que mora em Pottstown, na Pensilvânia (EUA), lembrou-se do conselho do seu pai, sobre evitar um sequestro, quando uma estranha o seguiu da escola para casa, no dia 11 de novembro.
O menino de 10 anos percebeu que estava sendo seguido por uma mulher, enquanto fazia o caminho de seis quarteirões até sua casa, e logo desconfiou das más intenções dela. Então, ele agiu da melhor forma que soube naquele momento.
“Ela perguntou o nome dele e para onde ele estava indo”, disse o pai de Sammy, Sam Green, ao TODAY Parents. “A mulher disse a ele: ‘Provavelmente conheço seu pai’ e perguntou: ‘Onde está sua família?'”
Veja também: Alerta para os pais – sequestro de crianças
De acordo com Sammy, a mulher continuou se oferecendo para leva-lo a Wawa, uma loja de conveniência e posto de gasolina, e comprar qualquer coisa que ele desejasse.
Embora Sammy estivesse com medo, seu pai o preparou para os piores cenários com estranhos por meio de dramatização. “Eu disse a Sammy para pedir ajuda a um adulto e gritar, se fosse preciso”, disse Sam.
Quando a mulher não quis deixá-lo sozinho, Sammy rapidamente entrou em uma loja de presentes chamada Dani Bee Funky.
Desde que se mudou para o bairro, em julho, Sammy ficou amigo dos funcionários de lá e adora admirar as plantas e estatuetas da loja.
Neste dia, uma funcionária recém-contratada, chamada Hannah Daniels, de 17 anos, estava trabalhando.
Veja também: Menina sequestrada há 9 anos foge e reencontra família
Em imagens de segurança postadas no Facebook por Sam, seu filho caminha atrás do balcão e sussurra para Daniels.
“Ele disse: ‘Aja como se você fosse minha mãe, esta senhora está me seguindo’”, disse Sam.
Daniels disse ao TODAY Parents que ela assumiu que a mulher era a mãe de Sammy – no entanto, “a maneira como ela se pendurou na porta foi perturbadora”.
A funcionária adolescente disse a Sammy para ir até os fundos da loja, mas ele não saiu do lado dela. Então ela caminhou até a porta e a fechou, trancando-a. A mulher foi embora e Sammy ligou para o pai.
“Ninguém nunca ligou para a polícia ou para o 911 para relatar este incidente”, disse Mick Markovich, chefe do Departamento de Polícia de Pottstown, ao TODAY Parents, sobre a possível tentativa de sequestro.
“Vimos o vídeo no Facebook e o investigamos a partir daí. Vários de nossos policiais reconheceram a mulher no vídeo como uma moradora de rua local que costuma estar na área. Ela tem problemas de saúde mental. Conseguimos encontrá-la e encaminhá-la ela para alguma ajuda.”
Veja também: Carro é roubado com bebê de 3 meses dentro: polícia persegue e o salva
A dona da loja, Dani Small, disse ao TODAY Parents que Daniels, a funcionária que ajudou Sammy, é “uma alma boa e atenciosa” e disse que Sammy tomou a decisão certa ao ajudar o garoto a evitar o sequestro que talvez fosse acontecer.
O pai de Sammy agora está organizando um grupo de vigilância do bairro, o “Anjo da Guarda”, para que as crianças possam ir e voltar da escola com mais segurança.
E Sammy tem um novo caminho para casa – ele caminha três quarteirões até a casa de um amigo da família e fica lá até que seu pai o pegue. Sam também tem quatro zeladores de prontidão para pegar Sammy em caso de emergência.
Sam disse que seu filho se sente mais “reservado” andando sozinho, mas não perdeu completamente a sensação de segurança. E ele está orgulhoso de si mesmo.
“Sammy é muito inteligente”, disse Sam. “Ele é humilde, mas posso dizer que ele se sente bem com a forma como lidou com isso.”
Compartilhado de TODAY