secar roupa no micro-ondas
Crédito: Freepik
em

Mãe passa roupa do filho no micro-ondas — será que funciona mesmo?

Especialista diz que dá certo, mas com os devidos cuidados. Veja quais são

Quem tem um micro-ondas em casa sabe que ele serve para preparar e aquecer alimentos. Mas, quem é criativo acaba dando outras tarefas para o aparelho, como por exemplo, passar roupas. Será que funciona? Não é perigoso? Pode estragar as roupas ou o micro-ondas? Tire todas essas dúvidas agora, com o caso de uma mãe que testou e aprovou essa nova forma de deixar as roupas do filho lisinhas.

De acordo com uma usuária do Facebook, secar as roupas do filho no micro-ondas deu muito certo, tanto que ela fez uma publicação recomendando essa prática. Ela contou que dobrou as peças como se fosse guardá-las, borrifou um pouco de produto para desamassar e colocou as peças no micro-ondas por 1 minuto e meio. As roupas saíram lisinhas e é mais prático do que passar no ferro.

Pode passar roupa usando o micro-ondas?

passar roupa no micro-ondas
Crédito: Facebook Monique Silva

De acordo com Flávio Batista, especialista em eletrônica e professor dos cursos de Engenharia e Administração, da Anhanguera, da unidade Vila Mariana (SP), o aparelho de micro-ondas não foi feito para passar roupas. Mas, se você tiver alguns cuidados, de fato pode funcionar. Veja quais são:

O micro-ondas deve estar totalmente limpo

Antes de usar o aparelho para essa finalidade, precisa fazer uma boa faxina nele. Do contrário, as roupas irão ficar com cheiro de comida.

Cuidado com os detalhes metálicos

Nenhuma peça de roupa que contenha detalhes metálicos, como zíper, botão ou qualquer outro, por menor que seja, pode ir ao micro-ondas. Se isso for feito, existe um grande risco de explosão. Analise bem as roupas para evitar acidentes.

Cuidado com as estampas plásticas

As peças com detalhes em plástico, como por exemplo as estampas em relevo, também devem ficar de fora, pois o plástico poderá ser danificado por conta da alta temperatura.

É preciso dobrar as peças

Na hora de colocar a peça de roupa no micro-ondas, garanta que ela esteja bem dobrada, sem encostar nas paredes do aparelho nem enroscar no eixo giratório do prato. Se isso acontecer, pode estragar a roupa e o aparelho.

Coloque poucas peças por vez

Não precisa colocar só uma peça de cada vez, mas é necessário cuidar com a altura da pilha de roupas para que não ultrapasse a metade da altura interna do micro-ondas.

Evite produtos nas roupas

É melhor não usar produtos para deixar a roupa mais lisinha, pois ele vai evaporar e pode ficar impregnado nas paredes do micro-ondas. Assim, pode se soltar e ficar nos alimentos quando forem aquecidos.

Coloque a roupa úmida

A roupa deve ser colocada no micro-ondas ainda úmida. Nem encharcada, nem seca. Se estiver muito molhada, vai demorar demais para secar, e aí tem o risco de causar algum dano à roupa, melhor prevenir. Já se puser a roupa seca, ela vai queimar.

A roupa pode ficar com radiação?

É claro que essa dúvida é importante. Segundo o especialista, a radiação que vai afetar as roupas é a mesma que afeta os alimentos preparados ou aquecidos no micro-ondas. Se forem usados apenas os tecidos adequados, não oferece risco a quem vai usar as peças.

geladeira congelando

Sua geladeira está congelando? Veja o que pode ser

utilidades do detergente

8 Utilidades do detergente que vão além de lavar a louça