Todo relacionamento afetivo começa com a fase da paixão, que faz com que a gente só enxergue as qualidades do outro e enalteça o prazer e a alegria em estar ao seu lado. Depois, com a convivência, a paixão pode se transformar em amor.
Então, mesmo percebendo os defeitos do outro, compreendemos que todos temos nossas particularidades e devemos respeitar.
Mas pode acontecer de o amor perder o sentido, sem uma razão definida, afinal de contas, não há como explicar os sentimentos. Eles surgem de surpresa e vão embora de repente, mesmo sem a gente querer.
Com a ausência do amor, o relacionamento começa a ficar difícil, as conversas ficam diferentes, mas nem todo mundo consegue ser sincero e franco para dizer o que realmente está sentindo. Neste caso, buscam-se formas de fingir que está tudo bem até que a coragem de terminar apareça.
De acordo com psicólogos, estas 11 frases são muito usadas, especialmente pelos homens, quando querem demonstrar aos poucos que não sentem mais o amor que sentiam por suas parceiras:
1. “Não quero conversar”
Quando o parceiro sabe que não está tudo bem, fica constantemente com medo de ser confrontado sobre a verdade, então, foge das conversas e evita falar no assunto.
2. “Se não está feliz, fique com outro”
Para jogar a responsabilidade da relação sobre a parceira, é comum gerar o sentimento de culpa sempre que ela diz que não gosta de alguma atitude dele, forçando que ela tome a decisão de terminar.
3. “Se você tivesse feito o que eu disse pra fazer, não precisaria estar gritando”
As discussões se tornam frequentes quando o relacionamento não vai bem. Mais uma vez, o parceiro tende a colocar a culpa na mulher, pois não tem mais paciência para as reclamações sobre sua falta de atenção e cuidado com ela.
4. “Você está pensando demais”
Quando o parceiro está inseguro e com medo de dizer o que sente, também fica com medo de saber o que a mulher está pensando e procura encurralar seus pensamentos na tentativa de evitar um confronto.
5. “O problema não é meu, é seu”
A falta de empatia do parceiro em se solidarizar por um problema da mulher é a revelação de que seus sentimentos foram embora. Não tente mais forçar.
6. “Não acredito em você”
Demonstrar desconfiança é outra forma de responsabilizar a parceira por tudo o que acontece na relação. Assim, terá uma desculpa mais compreensível para terminar do que apenas “não te amo mais”.
7. “Você está exagerando”
8. “Não tenho que te explicar nada”
Quando os sentimentos não estão mais em sintonia, o parceiro não vê mais razão para dizer onde está, quando volta, o que sente ou o que faz. É a clara demonstração de que os corações já estão separados.
9. “Faz o que você quiser”
No mesmo sentido de “não te devo explicações” o parceiro quer afastar a mulher da sua vida, demonstrando que não tem interesse em saber o que ela acha, o que quer, como pensa e aonde vai.
10. “Te amo de verdade”
É preciso tomar cuidado para que o “eu te amo” não se torne banal com o tempo. Se o amor acaba, essa frase continua sendo mecânica, e quando vem acompanhada de uma necessidade de afirmação, como “te amo mesmo, de verdade”, está claro de que há um grande esforço para comprová-la.
11. “Eu queria nunca ter conhecido você”
Talvez, dizer “eu não tenho mais sentimentos por você” doa menos do que dizer que preferiria nunca ter conhecido a pessoa, pois isso anula tudo de bom que já viveram juntos. Quando acontece uma discussão e o parceiro diz essa frase, está tentando aproveitar a oportunidade para que a mulher termine, mesmo que seja sentindo raiva dele.
Quando a relação não vai bem, não há razão para continuar. A felicidade não está naquela pessoa, mas sim, nos bons momentos que se vive junto. Veja se você concorda com este texto sobre o sentido de manter um relacionamento e deixe sua opinião.

