Antes da pandemia, a vida de Dona Terezinha, 92 anos, e seu Osvaldo, 93 anos, era muito diferente. Eles costumavam receber amigos e familiares com muita frequência em sua fazenda, localizada na zona rural de Canaã, cidade mineira com cinco mil habitantes.
Porém, desde fevereiro, o isolamento social fez com que a rotina deles mudasse, e para pior, por conta da solidão. A neta do casal, Isis Medeiros, que é fotógrafa e documentarista, resolveu então dar vida ao projeto Histórias do Meu Quintal, que retrata a nova rotina dos avós.


Com um olhar cheio de sensibilidade e afeto, Isis documentou momentos pessoais dos avós em casa, retratando a face da pandemia na vida de quem é considerado grupo de risco e precisa se manter longe das pessoas para se proteger.

“Dona Terezinha, que antes recebia com frequência os familiares, vizinhos e amigos aos finais de semana, agora só recebe visitas pela janela da fazenda centenária onde nasceu e passou toda vida“, descreve a neta.

As fotos da neta se tornaram um lindo material que deverá ser publicado em outubro pelo Instituto Moreira Salles.

“Dona Terezinha está acostumada com fartura, casa cheia e a cozinhar com os alimentos que produz no quintal. Tem sentido falta de fazer panelas cheias e servir nos almoços aos finais de semana. Há seis meses se mantém isolada na fazenda onde nasceu”, registrou a neta.


Agora, com o isolamento, a neta resolveu permanecer na fazenda para cuidar deles, estreitar os laços, e viu a oportunidade de fazer esse material, porém apenas com os dois, em uma atmosfera que expressa os sentimentos do momento atual.

“Osvaldo passa horas do dia sentado contando histórias e falando da saudade das filhas e netos que não os visitam desde fevereiro. Sua maior companhia é a cachorrinha Nina, com quem passa maior parte do tempo junto”, contou Isis.

A família sempre foi grande. Juntos há 70 anos, dona Terezinha e seu Osvaldo tiveram oito filhas, e por isso estavam acostumados a muita fartura e casa cheia. Com a pandemia, chegou a tristeza, a melancolia e seu Osvaldo teve um AVC que resultou em 10 dias de internação.

Crédito das imagens: Isis Medeiros

