óleo essencial para os olhos
Crédito: Freepik

Óleo essencial para os olhos: veja quais tipos e como usar

Os óleos essenciais ajudam a relaxar, revitalizar e acalmar desconforto relacionados aos olhos. Veja como

Publicidade

Para falar sobre óleo essencial para os olhos é preciso entrar no campo da aromaterpia. Esta é uma ciência que estuda e trabalha o poder dos aromas naturais em benefício da saúde e do bem-estar. Os óleos essenciais são extraídos de diferentes partes das plantas e seus aromas são capazes de aliviar dores, revitalizar, renovar as energias e trazer mais harmonia ao dia a dia. Uma das várias formas de utilização é com receitas de óleo essencial para os olhos.

Veja também: como tirar as olheiras roxas dos olhos

Como escolher um óleo essencial para os olhos?

Existe uma imensa variedade de óleos essenciais. Alguns servem para diferentes tipos de funções no organismo, então veja quais tipos você pode ter em casa para aliviar problemas relacionados aos olhos, desde bolsas, cansaço por excesso de leitura, até insônia.

Óleos analgésicos

O efeito analgésico é aquele alivia dores e desconfortos. Faz o corpo conseguir ficar anestesiado da dor. Para essa função pode usar óleo essencial de camomila-romana, louro ou lavanda.

Óleos para insônia

Se precisa de uma ajudinha para pegar no sono, os óleos que vão atuar através do aroma e relaxar o cérebro são de lavanda, laranja-doce, olíbano e manjerona.

Publicidade

Óleos rejuvenescedores da pele

Esses óleos, além de atuarem por seu aroma, também vão ajudar a dar uma revitalizada na pele, o que é bom para as bolsas e alguns tipos de olheiras. São óleos de copaíba, gerânio, lavanda, mirra, immortelle italicum e palmarosa.

Receita com óleo essencial para os olhos

os tipos de óleo essencial para os olhos
Crédito: Freepik

Nenhum óleo essencial deve ser aplicado diretamente na pele devido a sua concentração. Ele sempre deve ser diluído em algum gel, como aloe vera, ou em óleos vegetais, como de coco, de oliva, de amêndoas, gergelim e outros.

Uma das melhores formas e usar óleo essencial para os olhos é fazendo receitinhas para aplicar em pedacinhos de tecido e fazer um descanso de olhos. Precisa ter o cuidado de deixar o tecido apenas úmido para não correr o risco de pingar qualquer gota do óleo dentro dos óleos.

Ingredientes

Saquinhos de tecido macios (trouxinhas de algodão, uma para cada olho);
Veículo carreador: gel de aloe vera, óleo de coco, de oliva ou outro para misturar;
Óleo essencial que quiser: 1 gota.

Publicidade

Modo de preparo e uso

  1. Misture o óleo essencial com o seu veículo carreador e embeba o saquinho de tecido, espremendo em seguida.
  2. Deite-se em um lugar tranquilo e confortável.
  3. Coloque os saquinhos sobre os olhos, ou na parte das olheiras ou mais para cima, nas pálpebras. O aroma precisa estar bem suave.
  4. Fique descansando de olhos fechados por 15 minutos.
  5. Retire os saquinhos. Depois volte a sua atividade normal ou vá dormir.

Cuidados a ter

O óleo essencial nunca deve entrar em contato com a parte interna dos olhos, nariz e boca: nenhuma mucosa deve receber um óleo essencial, pois pode causar irritação e outros efeitos colaterais. Seu efeito ativo é apenas pelo aroma, que deve ser suave e agradável.

Em algumas receitas o óleo também compõe loções e cremes para aplicar na pele, o que também deve-se ter o cuidado com as quantidades, para que não seja em excesso. Para se ter uma ideia, 1 gota de óleo essencial equivale a 24 xícaras da planta. Então, tenha cuidado.

Quando for comprar um óleo essencial, cuidado para não comprar essências. As essências não são naturais, e por isso não oferecem o mesmo efeito terapêutico. Prefira comprar os óleos em lojas especializadas para garantir que sejam naturais e de boa procedência.

Publicidade

Se por acaso, algum dia, sentir que caiu um pouquinho de óleo ou da receitinha pronta dentro dos olhos, tenha sempre um pedaço de algodão limpo por perto para remover com cuidado. Depois, lave com bastante água. Se sentir irritação vá à farmácia ou ao hospital.

PODE GOSTAR TAMBÉM