forno de convecção
Crédito: Freepik
em

Forno de convecção: saiba o que é e quais as vantagens de ter um

Esse forno não é novidade, mas nem todo mundo sabe para que serve sua função diferenciada

Na hora de investir em um forno novo é importante conhecer os tipos existentes e as diferenças entre eles. Assim é possível conseguir economizar tempo e dinheiro, e obter mais vantagens de acordo com o uso que você faz desse aparelho na sua rotina. O forno de convecção, por exemplo, pode ser um grande diferencial no preparo dos alimentos.

O que é um forno de convecção?

O forno de convecção possui uma câmara com uma turbina que serve para fazer o calor circular dentro do aparelho. Com esse fluxo de ar quente, os alimentos cozinham melhor, de maneira mais uniforme. Sem essa turbina, o ar quente fica parado e pode cozinhar o alimento mais de um lado ou de outro, mais em cima ou mais embaixo.

Vantagens do forno de convecção

Se ainda tem dúvidas sobre investir em um forno com essa funcionalidade, entenda melhor as vantagens.

Cozimento uniforme

Como viu, a grande vantagem de ter um forno de convecção é que ele vai proporcionar um cozimento uniforme e de melhor qualidade aos pratos, fazendo com que o ar quente circule em todas as partes do alimento.

Cozimento mais rápido

Cozinhar melhor também significa cozinhar mais rápido. Então, pode contar com uma economia de tempo e de energia elétrica no preparo dos pratos de forno. Essa é uma ótima aquisição se você costuma fazer receitas mais demoradas, como carne assada e pães.

Permite temperaturas mais baixas

Tem ainda outra vantagem em investir num forno de convecção. Como ele oferece esse fluxo uniforme de calor, nem sempre há necessidade de colocar o forno em altas temperaturas só para acelerar o processo. Aliás, ele vem com um controle mais variado de temperatura, de 65 a 230 graus, diferente dos fornos convencionais que já começam em 160 graus.

Receitas mais gostosas

Pratos como tortas e doces também são agraciados pelas vantagens de um forno de convecção. Por causa do fluxo uniforme de calor no interior do forno, a gordura usada nas massas derrete por igual, criando vapor mais rápido e promovendo um melhor crescimento e uma melhor textura às massas.

Como usar o forno de convecção?

Para tirar proveito de todas essas vantagens, é importante levar em conta algumas dicas para que o forno funcione conforme o esperado.

Sempre coloque o forno para aquecer antes de introduzir os alimentos. Essa é uma regrinha básica para quase todos os pratos, e bem importante para esse tipo de forno funcionar bem.

Nunca tampe os refratários e formas que colocar para assar, nem mesmo com papel-alumínio. Qualquer bloqueio entre o ar quente que está circulando e a comida, vai atrapalhar o desempenho da função de ventilação.

Mantenha a distância de 2,5 centímetros entre as bandejas do forno, e entre os refratários e as paredes do forno. Só assim o ar quente vai circular da forma correta e cumprir com sua função.

Média de preço

Os preços variam bastante, pois existem diversos modelos de fornos com a função convecção. Você pode escolher desde um simples forno elétrico até um forno com fogão. Assim, os preços vão de R$ 400 a R$ 6.300, mais ou menos. Confira alguns modelos e diferenciais entre eles.

Veja também: coisas para fazer no micro-ondas e facilitar a vida na cozinha

mulher assediada denuncia no instagram

Mulher sofre assédio em ônibus e denuncia no Instagram

organizar potes

Como organizar potes de plástico na cozinha