figos são formados com ajuda de um inseto
Crédito: Freepik
em

Sabia que os figos são formados com ajuda de um inseto que morre no seu interior?

O inseto depende da figueira, e a figueira depende desse inseto. Quando ele morre dentro do figo, vira proteína

Com esse título, talvez a primeira imagem que veio na sua cabeça não foi muito agradável. Mas, não se preocupe, pois esse é um processo natural e que não faz mal algum à sua saúde.

Na verdade, esse processo não acontece com todos os tipos de figo, porém é normal e bem interessante. O que acontece é que os figos não são um fruto, e sim, uma flor. Diferente de outras frutíferas, na figueira as flores desabrocham dentro de uma vagem, que depois amadurece e vira o figo que você come.

Cada flor produz uma única fruta de casca dura chamada aquênio, que dá ao figo sua crocância tradicional. Porém, cada figo é composto de vários aquênios, sendo assim, quando você come um, na verdade está consumindo mais frutas.

Só que para acontecer esse processo, as flores precisam da ajuda de um inseto especial. Como elas desabrocham na parte interna das vagens, não é qualquer inseto que pode fazer essa polinização. Essa tarefa é designada a uma vespa chamada psenes Blastophaga.

Esse inseto depende dessa árvore para colocar seus ovos e dar sequência à espécie, assim como a árvore depende do inseto para florir. Essa relação é chamada de mutualismo forçado, e a vespa nunca sai viva de dentro da flor.

O sistema Blastophaga-Fico

O nome de todo esse processo é Blastophaga-Fico, e é restrito a essa espécie de planta e de inseto. A vespa fêmea entra no figo masculino para botar ovos. As asas e antenas destacam-se do corpo do animal quando ele entra no estreito espaço reservado.

Uma vez lá dentro, a vespa não tem mais como sair. Cabe às vespas bebês continuar o ciclo de vida, cavando um túnel para sair da figueira. É a prole feminina que faz a jornada para o mundo exterior, levando o pólen com ela.

Isso não significa que o figo contenha uma carcaça de vespa. Na verdade, a planta usa uma enzima chamada ficina para transformar a vespa a proteínas.

tirar cheiro de guardado do armário

Como evitar cheiro de guardado no armário: 4 dicas que funcionam juntas

folhas amareladas e queimadas

Folhas de plantas com pontas amareladas e queimadas: o que pode ser?