em

O que pode ser fome em excesso?

A fome em excesso pode estar relacionada ao excesso de carboidratos, ansiedade ou falta de vitaminas.
fome em excesso
Créditos: Pixabay

Idealmente, para ter uma dieta saudável, você deve comer pequenas porções a cada três horas. Existem muitas pessoas que não se sentem saciadas em ter essa rotina de alimentação por terem fome em excesso. Algumas das possibilidades para isso estão ligadas diretamente ao seu organismo e aos alimentos que ingere.

Causas da fome exagerada

Fome em excesso causas
Crédito: Pxhere

Ter fome em excesso não está necessariamente ligado a ser uma pessoa gorda ou magra, que se exercita ou não, porém existem algumas coisas que podem estar a causar esse efeito em você. Veja alguns exemplos.

1. Carboidratos

Se você é o tipo de pessoa que adora doce, massa e carboidratos simples, esse pode ser a causa da sua fome em excesso. Esse tipo de alimento provoca no organismo um pico de açúcar no sangue e acaba por ter uma queda muito rápida. Ou seja: por mais que tenha comido, em pouco tempo voltará a ter fome, pois esses alimentos não têm as qualidades necessárias para manter você saciado por um período de tempo mais longo.

2. Desidratação

O seu cérebro tem uma parte chamada hipotálamo. Ela controla tanto a fome quanto a sede. Às vezes, a fome pode ser confundida com sede pelo hipotálamo. Neste caso, beba um copo de água e espere algum tempo para entender se é mesmo fome ou se é apenas sede.

3. Problemas psicológicos

Estresse nos dias de hoje é algo muito comum na rotina de muitos. Esse também pode ser um fator para a fome excessiva. O uso de alguns medicamentos também pode provocar alguma alteração no seu apetite. Caso isso aconteça, a indicação é de rever o seu médico e esclarecer os efeitos causados.

4. Falta de descanso

Depois de uma noite mal dormida, as alterações em seu organismo são muitas. Seus níveis de grelina (hormônio que estimula o apetite) e leptina (hormônio que traz saciedade) ficam alterados. O seu apetite aumenta e a saciedade diminui.

Muitas vezes, regularizar o sono e ter um sono de qualidade pode melhorar seus níveis de energia e regular seus hormônios.

Como não sentir fome toda hora?

Existem algumas formas para deixar de ter fome excessiva. Na maior parte das vezes não é preciso um esforço muito grande, mas em caso de falta de resultado, o melhor é procurar um médico e informar-se a respeito.

1. Praticar exercício físico

Além de ajudar no funcionamento do seu organismo no geral, praticar exercícios físicos libera endorfina no seu cérebro. Endorfina é o hormônio que dá bem-estar, relaxamento, melhora seu humor, diminui ansiedade e diminui sua vontade de comer.

2. Alimentação rica em fibras

A fibra ajuda a diminuir o apetite por garantir a saciedade do seu organismo por mais tempo. Além de ajudar muito na regularização do intestino.

3. Evite açúcares

O açúcar normalmente está associado aos carboidratos simples. Esses alimentos fazem com que você sinta fome muito mais rápido.

4. Proteína

A proteína nos alimentos também ajuda a manter a sensação de saciedade. O ideal é manter uma dieta balanceada com um pouco de cada elemento citado e assim conseguirá manter a fome em excesso bem longe.

5. Inibidores de apetite

Nunca, em hipótese alguma, comece a utilizar medicação para inibir o apetite sem o acompanhamento médico. Essa medicação pode ser indicada para tratar da fome em excesso, mas é importante ser recomendado por um endocrinologista.

Lembre-se sempre que a fome em excesso pode estar ligada também a tireoide. Caso não veja resultados ao tentar alguma das dicas, procure um endocrinologista para verificar.

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
bocejar muito
Bocejar muito pode significar problemas de saúde
plantar alho-poró
Como plantar alho-poró em casa: passo a passo