As folhas da sua planta estão caindo
Crédito: Freepik
em

As folhas da sua planta estão caindo? Saiba 5 motivos

Não deixe suas plantas sofrendo. Saiba analisar o que pode ser a queda de folhas para corrigir qualquer problema

Em alguns casos, a perda de folhas das plantas é um processo natural. Mas nem sempre. É preciso estar de olho na forma de cultivo que você está praticando para garantir que não esteja prejudicando a sua planta. Veja quais são os principais motivos para suas plantas perderem as folhas e aprenda a cuidar melhor delas.

1. Hibernação

Muitas plantas perdem as folhas na época do inverno porque elas entram em fase de hibernação, ou seja, elas “adormecem”. Então, as folhas caem porque a planta não vai estar no seu processo normal de fotossíntese. Essa é uma boa época para fazer uma poda de limpeza e dar um pouco de adubo ao substrato. Quando essa época passar, sua planta vai voltar a ter folhas, flores e frutos.

2. Problema no substrato

Se você sente um odor semelhante a esgoto quando vai regar sua planta, é possível que o substrato dela esteja contaminado e suas raízes estejam apodrecendo. Outro motivo bem comum para o apodrecimento das raízes é o excesso de regas.

Como a planta vai estar fraca, suas folhas poderão amarelar, amolecer e cair. Nesse caso, o ideal é remover a planta do vaso, analisar as raízes e fazer uma limpeza das partes em apodrecimento, depois replantá-la em um novo substrato, cuidando para não regar demais.

3. Adaptação ao replantio

Algumas plantas são mais sensíveis ao processo do replantio, quando são trocadas de vaso, colocadas em um novo substrato e um novo ambiente com luminosidade e vento diferentes. Essas plantas mais sensíveis podem perder as folhas como um sintoma da sua adaptação, mesmo se você fizer o replantio da forma correta. Continue mantendo os cuidados, pois ela vai superar essa fase e voltar a ter folhas.

4. Mudança brusca de luminosidade

Assim como acontece na hora do replantio, muitas plantas sofrem quando são mudadas de local de repente. Por exemplo, se você tinha uma planta dentro de casa, apenas pegando luz filtrada, e no dia seguinte resolve colocá-la em um local com sol forte, ela poderá sofrer com essa mudança brusca, perdendo folhas ou com amarelamento e queima das folhas.

Sempre que for mudar uma planta de local, seja muda ou adulta, essa mudança deve ser gradual para que a planta vá se acostumando com o novo ambiente.

5. Pragas

Quando uma planta é infestada por pragas, é como quando um humano pega uma doença. As pragas vão enfraquecendo a planta, pois consomem seus nutrientes. Com isso, a planta vai dando sinais de doença, com folhas enrugadas, manchadas, amareladas, até chegar à perda das folhas. Tenha o hábito de observar suas plantas de perto para ver se as folhas estão saudáveis.

Para prevenir e combater pragas de forma natural, uma das melhores opções é usar óleo de neem.

pessoas com sardas e vitiligo

15 Fotos que provam que sardas e vitiligo são características lindas demais

menino cadeia capa

Menino de 8 anos é preso por bater na professora — mãe vai processar