Orquídea com folhas amareladas
Crédito: Freepik
em

Orquídea com folhas amareladas: o que você está fazendo de errado?

Se já está acontecendo aí na sua casa — ou se você não quer que aconteça!

Publicidade

Quem ama orquídeas não consegue nem imaginar suas plantinhas sofrendo. Lindas e delicadas, para muitos elas são mais do que um cultivo, mas um hobbie. Mas infelizmente pode acontecer dela não ficar tão saudável, apresentando alguns problemas. Entre eles, o amarelamento das folhas. Veja quais são as causas e o que fazer em cada uma delas.

Folhas antigas

Quando vão ficando mais antigas, elas tendem a amarelar e cair. Isso é completamente natural, mas verifique se não sinais de doenças. Para isso, veja como estão as raízes e se estão nascendo novas folhas, sem presença de nenhuma praga.

Excesso de sol

Quando expostas a muita luminosidade ou até mesmo incidência solar direta, as folhas podem amarelar e queimar. Para resolver, basta colocar o vaso em outro local, onde ela possa se adaptar melhor.

Água em excesso

Também a rega exagerada pode amarelar as folhas. Leve em consideração também a capacidade de drenagem do vaso e o substrato utilizado, optando por cascas ao invés de terra. Assim, você evita o excesso de umidade e amarelamento das folhas.

Publicidade

Replante

Quando você troca sua orquídea de vaso, pode ser que o estresse da mudança amarele as folhas antigas. Nesse caso é só esperar que elas caiam e que os novos brotinhos apareçam.

Acidez

Quando o substrato fica velho, tende a ficar muito ácido, o que impede a absorção dos nutrientes. consequentemente, as folhas começam a morrer. Troque todo o substrato a cada 2 anos e garanta mais saúde às suas orquídeas.

Doenças e pragas

Fungos podem amarelar as folhas, causando também manchas escurecidas ou pequenos pontos. Outra praga comum em orquídeas é a cochonilha, que reveste a folha como se tivesse uma camada de algodão, além do amarelamento. Também o pulgão pode se desenvolver, desidratando a folha. Para isso, faça a limpeza manual e depois borrife uma mistura de água, sabão e neem.

Publicidade

Aproveite e veja: formigas, cochonilhas, lagartas e pulgões – como eliminá-los do seu jardim

Falta de adubo

Quando estão faltando nitrogênio e cálcio, as folhas tendem a amarelar, sempre das pontas para o centro. A solução está na adubação correta, sempre de acordo com as necessidades de cada espécie.

Agora que você já sabe quais são as causas das folhas amarelas da orquídea, corre lá e cuida da sua plantinha. Se tiver mais alguma dica que possa ajudar os amantes dessa linda flor, deixe nos comentários!

Publicidade
Perguntas para fazer antes de casar ou morar juntos

10+ Perguntas para fazer antes de casar ou morar juntos

Medo de agulha

Medo de agulha? Saiba quando é uma fobia séria e como tratar