homem queima a mão ao usar álcool em gel
Crédito: Arquivo pessoal

“Fogo invisível” queima mão de homem depois de usar álcool em gel

É preciso ter cuidado ao combinar o uso de álcool nas mãos com o uso do fogão ou o hábito de fumar

Publicidade

Assim que foram anunciadas as primeiras medidas de prevenção contra o novo coronavírus, a venda de álcool em gel disparou. As pessoas começaram a usar esse produto como água no dia a dia, mantendo as mãos desinfetadas. Mas poucos pararam para pensar nos riscos de manter as mãos com álcool. Veja essa história.

Jornalista queima a mão após usar álcool em gel

O jornalista de 46 anos, residente em Praia Grande/SP, relatou ao G1 que sofreu uma leve queimadura em uma das mãos depois de usar álcool em gel e ir para o fogão esquentar sua comida.

Ele relatou que chegou em casa, tirou os tênis, lavou as mãos e passou álcool em gel. Em seguida, foi aquecer sua comida. Quando ligou a chama do fogão, sentiu que sua mão havia queimado levemente, deixando a pele um pouco avermelhada. Mas, não viu fogo.

O que aconteceu foi que o jornalista mexeu com fogo logo depois de aplicar o álcool nas mãos. Como o álcool em gel é tão inflamável quanto qualquer outro álcool, o fogo da chama subiu para sua mão e o queimou. Mas, a chama do álcool em gel é invisível, por isso que ele mal percebeu o que tinha acabado de acontecer.

Publicidade

Depois, ele procurou um médico e fez os cuidados necessários, que foram simples, pois a queimadura foi bem pequena e nem chegou a remover parte da pele. Mas, ele achou importante trazer a informação a público para as pessoas se lembrarem desse perigo.

Álcool em gel é inflamável: o que fazer para não se queimar?

Ainda que o álcool em gel seja uma ótima alternativa para desinfetar as mãos, quando estiver em casa, não é necessário usar.

Basta que mantenha as mãos bem lavadas com água e sabão. Assim, fica mais fácil evitar as queimaduras que podem ocorrer ao acender a chama do fogão e também ao acender um cigarro.

Aliás, mesmo que a queimadura do jornalista tenha sido bem pequena e simples, existe o risco de o fogo invisível do álcool em gel se alastrar rapidamente pelo corpo e pela casa, levando a um grande acidente.

Publicidade

Então, a solução é estar sempre atento. Se você é muito distraído em casa e vai esquecer que passou álcool em gel, mexendo com fogo logo em seguida, não use o produto, apenas água e sabão.

Quando estiver na rua e usar o álcool com frequência, tome cuidado com as fontes de fogo, como o cigarro, por exemplo.

O mesmo cuidado é válido para o álcool 70%, que passou a ser vendido de forma liberada na falta da versão em gel. Se você usa esse álcool para desinfetar sua cozinha, tome o cuidado de esperar que ele seque totalmente antes de usar o fogão ou forno a gás, ou de acender um cigarro no ambiente.

Publicidade

Veja também: limpar as mãos com vodca funciona?

PODE GOSTAR TAMBÉM