como cuidar da flor do natal
Crédito: Freepik
em

Flor do Natal: como manter essa planta saudável depois das festas

Ela é linda para decorar a casa durante o Natal, e depois pode decorar o seu jardim ficando bem grandona

A flor do Natal é famosa nessa época do ano, muito usada para decoração natalina por causa das suas lindíssimas folhas verdes e vermelhas, bem largas e aveludadas. Essa planta também é conhecida por bico-de-papagaio e estrela-de-Belém, mas seu nome verdadeiro é poinsétia. Saiba mais sobre ela para mantê-la linda na sua casa, mesmo depois das festas de fim de ano.

Características gerais da flor do Natal

Crédito: Reprodução

Essa é uma planta arbustiva que pode chegar aos 3 metros de altura quando é cultivada na área externa, com todos os cuidados e muito carinho. Ela é originária do México, onde nasce de forma espontânea.

É interessante saber que as partes vermelhas dela, que se parecem com pétalas da flor, são na verdade folhas. Elas são coloridas para atrair os insetos e pássaros para a polinização.

As verdadeiras flores são bem pequenas, amarelinhas, na parte central das pétalas. É a mesma coisa que acontece com a buganvília, outra planta linda de folhas coloridas que nem parecem ser de verdade.

Cuidado com a toxicidade

Outra coisa importante a saber sobre a flor do Natal é que ela possui um “leite” tóxico no seu interior. Quando você for manuseá-la para podas, é melhor usar luvas para evitar o contato com essa resina.

Por causa disso, tenha cuidado ao deixar essa planta dentro de casa, a fim de evitar que os seus animais de estimação queiram comê-la. Ela não tem potencial para matar, mas é importante levar o pet ao veterinário assim que notar que houve contato dele com a resina tóxica.

Muito além do vermelho

cores da flor do natal
Crédito: Reprodução

Embora a flor do Natal seja muito conhecida na sua forma vermelha, ela já foi modificada em laboratório e surgiram híbridas de várias cores. Então, se você encontrar uma planta que se parece com a poinsétia, mas de outras cores, provavelmente é a própria.

Regas

Enquanto ela está florida, pode fazer regas regulares uma vez por semana. Mas, quando ela está começando a florir, na primavera, pode dar uma ajudinha e aumentar as regas para duas vezes por semana. Antes de dar água, coloque o dedo no solo e veja se a parte de cima já está seca. Não regue em excesso, ou as raízes vão apodrecer.

Adubação para a flor do Natal

Para incentivar a floração dessa planta, pode dar a ela um adubo equilibrado mesmo, como NPK 10-10-10, ou um adubo um pouco mais rico em fósforo. A dica é fornecer o adubo no começo do inverno para que a planta se prepare para florir na primavera.

Replantio no exterior da casa

flor do natal como fazer replantio
Crédito: Reprodução

Se você usou essa planta como decorativa dentro de casa durante o Natal, mas quer que ela seja uma planta grande, de exterior, precisa fazer a transição. Não pode simplesmente mudar o ambiente da planta de um dia para o outro, pois ela irá sofrer.

Coloque-a primeiro em um local mais iluminado com o mais vento, como uma janela ou a varanda, e depois de um mês, mais ou menos, vá colocando-a mais para o jardim, fazendo o replantio em um vaso maior ou no solo para ela crescer bastante no seu local definitivo.

como cuidar de orquídea chuva de ouro

Orquídea chuva de ouro: dicas de cultivo dessa planta magnífica

Garotinha de 5 anos age rapidamente e salva mãe de ataque epilético

Garotinha de 5 anos age rapidamente e salva mãe de ataque epilético