flor-do-beijo
Crédito: Wikimedia Commons
em

Flor-do-beijo: uma linda planta para cultivar em climas quentes

Essa flor não é complicada de cultivar, mas talvez seja difícil de encontrar, já que é considerada em extinção

O nome científico dela é Psychotria elata, mas é fácil entender o motivo de ser chamada popularmente de flor-do-beijo.

Essa planta produz brácteas (que parecem a flor) no formato de lábios vermelhos e carnudos, prontos para beijar as borboletas e beija-flores que chegam para polinizá-la.

Na verdade, é por entre esses “lábios” que nascem as pequenas flores de cor creme e formato de estrela. As brácteas chamativas servem para proteger as flores e atrair os polinizadores.

Características gerais

flor-do-beijo extinção
Crédito: Wikimedia Commons

A flor-do-beijo é uma planta da categoria dos arbustos. Ela gosta de clima Tropical e Equatorial, pois é nativa da América Central, do Norte e do Sul, encontrada em países como Belize, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Jamaica, México, Panamá. Porém, é considerada uma planta em extinção devido ao largo desmatamento do seu habitat natural nesses países.

Dicas gerais de cultivo

Crédito: Wikimedia Commons

Para copiar o seu habitat natural, a melhor forma de cultivar essa planta é usando um solo rico em matéria orgânica, bem drenável e com regas frequentes para que se mantenha úmido.

A planta gosta de climas quentes e umidade subtropical, e por isso não resiste a climas muito frios, com geada e estiagem.

Quanto à luminosidade, ela gosta de meia sobra e luz difusa, pois no seu habitat costuma ficar protegida por plantas maiores que ajudam a mantê-la mais úmida.

É uma ótima planta para atrair beija-flores e borboletas ao seu jardim, além de ser muito decorativa, não só pelas brácteas vermelhas, mas também por suas folhas verdes brilhantes, ovaladas e com nervuras salientes em um tom de verde mais clarinho.

Sebo de carneiro

Sebo de carneiro: para que serve e como usar

famosos com irmãos gêmeos

Sabia que esses famosos brasileiros têm um irmão gêmeo?