em

Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal?

Se você leva o celular para o banheiro e esquece das horas, veja por que deveria acabar com esse hábito, pela sua saúde.
ficar muito tempo sentado no vaso sanitário
Designed by Freepik

Quando a natureza chama, você costuma pegar sua revista ou celular, ir ao banheiro fazer suas necessidades e ficar muito tempo sentado no vaso sanitário?

E aí, você se perde nas horas lendo, jogando ou se atualizando nas redes… Diferente daquela vontade que a gente segura quando está fora de casa, esse hábito também não é legal para sua saúde. Veja por quê:

Ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal?

Quando falamos que ficar muito tempo sentado no vaso sanitário faz mal para a saúde, o fato é que um estudo publicado no Journal of the American Medical Association sugeriu que uma das causas do surgimento de hemorroidas (vasos sanguíneos protuberantes em volta do ânus) é passar tempo demais sentado no vaso sanitário. Como isso acontece?

Quando você termina de fazer suas necessidades e continua sentado no vaso distraído com o celular, continua a fazer pressão no canal retal. Essa pressão incha as veias, fazendo com que fiquem inflamadas e doloridas.

Então sim, toda vez que você passa mais tempo do que o necessário sentado no vaso sanitário, mais incentiva o inchaço das veias. O ideal é ir para o banheiro sem revista nem celular. Concentre-se no que tem de fazer e quando terminar, levante-se.

Fazer isso pode causar lesão no reto

Além das hemorroidas, algo muito pior pode acontecer quando você passa muito tempo sentado no vaso. Recentemente saiu a notícia de que o reto de um homem saiu da sua bunda depois de ele estar mais de meia hora sentado no vaso jogando.

Ele foi levado às pressas para o hospital e foi descoberto que ele sofria de uma condição no intestino desde a infância, chamada prolapso retal. O prolapso retal é quando uma parte do intestino se solta e pode se projetar para fora do corpo.

No caso do homem, ele não tratou a condição ao longo da vida, até o momento em que seu reto se projetou para fora. O fato de ele passar mais tempo do que o necessário sentado no vaso contribuiu para que acontecesse o problema.

Dica: Alimentação também contribui para prevenir hemorroidas

Vale lembrar que uma alimentação rica em fibras e líquidos também é importante para prevenir as hemorroidas. Veja as dicas do que comer:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

inteligência artificial na medicina
Google lança tecnologia que prevê doenças cardíacas
desodorante faz mal
Você sabia que usar desodorante faz mal à saúde?