Fernando Santos – O Seleccionador Português No Alta Definição

Publicidade

“Fernando Manuel Costa Santos (Lisboa, 10 de Outubro de 1954) é um treinador de futebol e ex-futebolista português. Atualmente treina a Seleção Portuguesa de Futebol.

Iniciou a sua carreira de futebolista no Sport Lisboa e Benfica, passou ainda pelo CS Marítimo e Estoril. Graduou-se em Engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa em 1977.[1]

Anos depois retornaria ao futebol como treinador do Estoril Praia até à época de 1993/94, sendo substituído por Carlos Manuel.

Na época seguinte ingressou como treinador no CF Estrela da Amadora onde chamou a atenção de diversos clubes nacionais e internacionais e onde logrou as melhores classificações deste clube. Este sucesso viria a levar à sua transferência para o FC Porto na época 1998/99 onde conquistou o inédito penta-campeonato, tornando-se conhecido pelo “Engenheiro do Penta”. Permaneceu no clube até 2001 quando rumou ao campeonato grego, para orientar o AEK Atenas, conquistando o 2º lugar. No entanto, as dificuldades financeiras do clube e a fuga dos seus melhores jogadores levou a que Fernando Santos também ele rumasse ao seu rival da capital grega, o Panathinaikos. Acabou por sair a meio da temporada por opção pessoal.

Publicidade

Em 2003/04, tornou-se treinador do Sporting Clube de Portugal, acabando por sair no final da época. Rumou novamente ao AEK Atenas agora presidido pelo seu ex-jogador, Nikolaidis, para mais duas épocas onde, conseguiu colocar a equipa na Liga dos Campeões, feito extraordinário para uma equipa praticamente na falência.

Após a saída de Ronald Koeman do Sport Lisboa e Benfica, assumiu o cargo de técnico do clube que o viu nascer para o futebol e do qual sempre se assumiu como adepto e sócio, tornando-se assim no primeiro técnico português, e o terceiro a nível mundial, a comandar os três grandes de Portugal.

Fernando Santos sempre se assumiu um grande adepto ta táctica 4-4-2 em losango, e tentou implantá-la no Benfica, sem muito sucesso.

Na madrugada entre o dia 19 e 20 de Agosto de 2007, Fernando Santos viu o seu contrato de treinador com o Sport Lisboa e Benfica ser rescindido, sendo contratado para assumir o controlo do clube José Antonio Camacho.

Publicidade

Apesar da ausência de resultados no seu período contratual, Fernando Santos mostrou-se surpreendido com a sua saída : “Sinto-me surpreendido, nenhum treinador que ganhou o Torneio do Guadiana há 15 dias, que ganhou um jogo para a Liga dos Campeões e que fez o 22.º jogo sem derrotas no campeonato estaria à espera de sair. Parece-me normal”.[carece de fontes]

Em 3 de setembro de 2007 Santos volta novamente à Grécia, desta vez para treinar o PAOK de Salónica. Em julho de 2010 foi anunciado como novo comandante da Seleção Grega, substituindo o alemão Otto Rehhagel.[2]

Na Euro 2012, a selecção grega sob seu comando alcançou os quartos de final da prova tendo sido eliminado pela Alemanha por 4-1.

Publicidade

Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 – Europa (Grupo G), os gregos obtiveram o segundo posto em seu grupo qualificando-se para avançar a segunda fase. Venceram a disputa contra a Seleção Romena.

Segundo colocado no Grupo C da Copa do Mundo FIFA de 2014, avançaram até as oitavas de final, quando foi foram derrotados pela Costa Rica nas penalidades. Neste jogo, Santos foi expulso pelo árbitro Benjamin Williams no final do prolongamento. A FIFA o sancionou a oito partidas oficiais e rejeitou seu recurso.[3]

Em 24 de setembro de 2014 foi apresentado pela Federação Portuguesa de Futebol como substituto de Paulo Bento como treinador da Seleção Portuguesa. Sua meta é obter a qualificação para o Campeonato Europeu de 2016.[4]”

Publicidade

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Santos_(treinador_de_futebol)

https://www.youtube.com/watch?v=GVJ-TOY6Slc

PODE GOSTAR TAMBÉM