fechar trinca na parede
Crédito: Freepik
em

Como fechar fissura e trinca na parede passo a passo

Veja quais são os materiais necessários e aprenda a identificar quando é seguro consertar por conta própria

É comum surgirem fissuras e trincas nas paredes da casa. Antes de fazer um reparo por conta própria, deverá identificar se é uma fissura ou trinca, ou se é uma rachadura, como está explicado ao final do artigo. Se notar que é mesmo uma fissura ou trica, e quiser fazer esse reparo por conta própria, precisa ter os materiais adequados e seguir esse passo a passo que vai ver agora.

Materiais

  • Luvas de borracha;
  • Máscara de proteção;
  • Lona plástica;
  • Lixa;
  • Espátula simples;
  • Espátula em V;
  • Pincel;
  • Produto próprio para reparar trincas e fissuras.

Modo de fazer

  1. Coloque uma lona ou plásticos ao redor do local onde irá fazer o reparo, evitando sujar com o produto reparador ou com o pó do lixamento. É bem melhor não precisar fazer essa limpeza depois.
  2. Coloque a máscara e as luvas.
  3. Pegue a espátula em forma de V e vá, com cuidado, removendo as pequenas partículas soltas de dentro da trinca para abrir espaço para o produto.
  4. Use o pincel para remover o pó que se forma ao remover as partículas. É preciso deixar bem limpinho e seco antes de aplicar o produto.
  5. Aplique o produto reparador de trincas, que é uma massa vedante. Use uma espátula e vá passando aos poucos por dentro da trinca, preenchendo todo o espaço.
  6. Deixe o produto secar por 24 horas.
  7. Depois desse tempo, use a lixa para fazer o acabamento, removendo todas as imperfeições que ficarem em volta, como os relevos.
  8. Se quiser, pode finalizar com uma aplicação de tinta para deixar a parede uniforme. Pode usar tinta acrílica ou à base de água.

Quando é seguro fechar um trinca na parede?

Para saber se você deve fazer esse passo a passo por conta própria, precisa entender que existe diferença entre fissura, trinca e rachadura.

As fissuras são aquelas bem pequenas, com cerca de 1 milímetro de espessura, que nem afetam a alvenaria, pois ocorrem só na tinta ou no gesso. Podem ser fechadas por conta própria, com o passo a passo descrito.

As trincas são rachaduras menores, mas um pouco maiores que as fissuras, com 1 a 3 milímetros de espessura. Por elas não chega a passar luz da rua nem água da chuva ou vento. Se elas estiverem nas partes com vigas, lajes ou pilares, é bom chamar um profissional antes de reparar por conta própria, para garantir que não estará camuflando um problema estrutural que vai continuar se agravando.

Já as rachaduras não podem ser reparadas por conta própria com massa, pois só estaria escondendo um problema sério que precisa de solução profissional. As rachaduras são mais profundas, maiores que 3 milímetros de espessura. Chame um profissional antes de pensar no reparo.

tirar mancha de tapete

Como tirar mancha de tapete: 12 dicas úteis

como fazer pipoca perfeita

4 Dicas para fazer uma pipoca perfeita