em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Como fazer sabão na garrafa PET e outras ideias

Reaproveite garrafas plásticas e faça sabonete ecológico. Veja em que mais pode usar as garrafas em vez de jogar fora.
como fazer sabão na garrafa PET
Crédito: Pixabay

Se você nunca ouviu falar de sabão na garrafa PET, saiba que essa é a forma mais simples e segura de fazer sabão e sabonete em casa. São várias as receitas que você pode fazer para obter sabão de limpeza e de banho, com variados perfumes.

Fica baratinho, você recicla e ajuda o meio ambiente, sem falar que ainda pode ganhar uma renda extra vendendo os sabonetes decorados para suas amigas. Veja como é simples fazer isso!

Como fazer sabão na garrafa PET: passo a passo

como fazer sabonete em garrafa PET
Crédito: Youtube

A receita básica é sempre a mesma. Você depois pode é substituir alguns ingredientes ou adicionar essências ou óleos vegetais do seu agrado, para dar aquele aroma mais gostoso.

Tanto para sabão de limpeza, como sabonete de corpo a base é essa. Se você quiser, para potencializar a limpeza da casa, pode adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na receita.

Ingredientes

  • Água: 260 ml;
  • Soda cáustica em pó: 150 gramas;
  • Óleo de cozinha usado: um litro;
  • Álcool: 50 ml.

Modo de preparo

1. Deixe uma garrafa PET limpa ao seu dispor.

2. Em uma panela, aqueça a água e dissolva a soda cáustica, usando luvas de proteção, pois nesse estado a substância é corrosiva.

3. Aqueça o óleo separadamente e quando estiver morno coloque-o na garrafa PET. Junte metade da solução de água e soda e balance a garrafa para misturar. Acrescente o resto da solução e o álcool.

4. Agite com cuidado a garrafa fechada. Se ela começar a estufar, abra para que saiam os gases em excesso.

5. Agora é só adicionar os ingredientes extras, como essências e corantes.

6. Deixe solidificar de um dia para o outro ou por algumas horas. Corte o plástico e aí está seu sabão de garrafa PET. Você pode esculpi-lo ou pintá-lo. Também vale embrulhar de forma criativa ou usar moldes com formas para cortar de maneira divertida.

Gostou? Confira um vídeo para visualizar o procedimento e não colocar a sua saúde em risco.

Ideias para reutilizar garrafa PET

Em casa com muita gente sempre tem uma garrafa de plástico para lá e para cá. Por isso, veja algumas ideias para reaproveitá-las, muito além do sabão na garrafa PET!

1. Porta-sabonete e shampoo

Uma ideia super bacana para reciclar esse tipo de lixo é fazer porta sabonete. Você inclusive pode fazer um para apoiar seu lindo sabonete caseiro. Nada como ser prendada, não é mesmo!

porta sabonete e shampoo de garrafa PET
Crédito: Sherol Vinhas

2. Porta-papel higiênico

E que tal manter seu papel higiênico longe dos bichinhos de estimação, porém com estilo? Essa ideia fica bem bonita no seu banheiro!

porta-papel higiênico
Crédito: Viver de Artesanato

3. Bolsa de praia

E quem disse que não se pode fazer nada com as tampinhas de garrafa PET? Um pouco de criatividade e paciência e você adquire uma nova bolsa de praia por zero reais.

bolsa de praia reciclada
Crédito: Central do Lixo

4. Móveis

Esqueça o sabão na garrafa PET. Você pode fazer sofás inteiros! Olha que ideia diferente para o seu quintal.

móveis de garrafa PET
Crédito: Master Artesanato

5. Material escolar

Imagina que descolado o seu filho com pastas ecológicas. E fazer isso é bem simples, você só precisa de um estilete, cola quente e muita paciência.

material escolar de garrafa PET
Crédito: Artesanato Passo a Passo

6. Santuário para a Virgem Maria

Olha que amor esse santuário feito com plástico que ia para o lixo. Você pode fazer esse tipo de coisa para vender e até para presentear suas amigas mais religiosas. Rezar para a Virgem Maria com uma coisa linda dessas fica até mais prazeroso!

santuário na garrafa
Crédito: Youtube
224 Comments Leave a Reply
  1. Faço a varios anos e quem pegou a receita sempre que me ve agradece ! Coloque 5 litros de oleo fe frituras coados em peneira. 1 litro de agua fria e vai mexendo ai coloco um copo de alcool desse que usamos pra pancada temos em casa 1 copo cheio e mais meio de sabão em pó sikyempre mexendo.e 1 copo de detergente neutro. E por ultimo 1 litro de sóda liquida compro onde vende produtos de limpezas .E pronto é só bater sem para em um balde com uma pá de paú mandei serrar uma tabua ficou jóia tem que batet sem parar por 20 minutos e está pronto corto a noite ainda .E ums observação despejar sempre em uma vasilha quadrada de plastico nunca aluminio ! Façam e depois digam ! Boa sorte. .

  2. Eu tenho uma receita muito boa de sabão líquido e um kilo de soda e sete litros de água e quatro litrode auco e des litro de água fica muito um litro de água fria pra discouver a soda e a nove de água quente meixa até ficar da cor de Coca Cola

  3. A minha receita e fácil. Faço assim 1 k de soda marca Sol 6 litros de óleo usado 1 ponho sol médio em um balde coloque a soda e um litro de água da torneira deixa dissolver em outro balde coloca o Óleo e o pinho sol em seguida mistura o Óleo da uma misturada despeje em caixa de papelão espera umas três horas e corta e ótimo faço essa receita a mas de cinco anos

  4. Eu faço um e fica muito bom. Um litro de água meio quilo de soda três litros de óleo usado e um vidro de detergente Ype neutro. modo de fazer. Derreta a soda com um litro de água coloca o óleo e o detergente e mexa até dar ponto. Corta no outro dia. Fica muito bom.

    • Meio k de soda p um litro fica forte soda pura estraga as mãos. Eu faço quatro litro óleo um k de soda. Ainda desmancho a soda em um litro de agua e coloco amaciante meio copo. Deixe secar e corte antes que fique bem duro. Ficca otimo todos gostam

    • Vou te ensinar faço direto 1 litro se soda 1litro de desinfetante qualquer um 5litris de óleo usado aquele que vc frita e as vezes joga fora e esse junta cinco litros ( via os cinco litros de óleo num balde grande junta o desinfetante e a soda ) ok pegueboutro balde e vai passando de um para o outro até tomar consistência de 5a6 passadas de um para o outro coloque nas caixas de leite e deixe secar depois de três dias rasque as caixAs e vai cortando e usando é ótimo não uso sabão de mercado eu faço abraço cuidado com as mãos usa luvas

  5. Não achei muito seguro… eu faço com 5 litro de óleo 1 de soda líquida meio vidro de detergente de coco 1 copo de desinfetante citronela as vezes coloco meio litro de agua gelada bato por 20 minutos e despejo numa bandeja de plástico corte em 2 dias fica ótimo…tudo frio não esquenta nada..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
4 dicas para deixar o seu banheiro mais colorido
Receita: dadinhos assados de tapioca em 9 passos