Passo a passo para fazer muda de roseira por estaca
Crédito: Freepik

Passo a passo para fazer muda de roseira por estaca

Se você ganhou uma rosa e quer transformá-la em uma roseira grande com várias flores, faça desse jeito

Publicidade

A muda de roseira por estaca pode ser feita quando você ganha uma rosa ou um buquê de rosas. A estaca é o caule da rosa. E não se preocupe, você pode primeiro manter suas flores na água para aproveitar toda a beleza delas, e só fazer a nova muda quando as flores começarem a murchar.

Veja também: Como manter as flores na água para durarem até 15 dias

Prepare a estaca

O primeiro passo é preparar a estaca, ou seja, o caule da rosa. Você pode usar um caule colhido do jardim de alguém ou pode usar uma rosa que ganhou de presente, já cortada. É importante que esse caule tenha de 3 a 5 gemas, que são aqueles nós ao longo dele por onde nascem os novos ramos.

O preparo do caule consiste em cortar a parte da flor, cortar a base do caule (um pedacinho da parte de baixo) e remover as folhas e espinhos mais próximos da base, deixando só algumas.

Publicidade

Esse corte deve ser feito com uma tesoura de poda, na diagonal. Não precisa ser um corte grande, só precisa cortar para renovar esse corte e permitir uma melhor absorção de água e nutrientes. A tesoura deve estar esterilizada com álcool ou vinagre para prevenir doenças na planta.

Deixe a estaca no enraizador

Essa é uma dica importante para facilitar o enraizamento da sua estaca. Compre um enraizador líquido simples, em uma loja de jardinagem, e coloque sua estaca de rosa em um potinho alto com enraizador diluído em água na quantidade recomendada na embalagem. Deixe o caule nessa misturinha por 10 minutos. Enquanto isso, prepare o vaso para plantio.

Prepare um recipiente

Para que a estaca de rosa possa criar novas raízes e novas mudinhas, você vai precisar colocá-la em um recipiente com terra. Pode ser um vaso com pelo menos 20 centímetros de profundidade (não precisa ser largo) e que tenha furinhos embaixo para escoar a água.

As roseiras gostam de solo levemente argiloso e ácido. Mas, se tiver uma terra comum, menos argilosa, e com pH neutro, não tem problema. Vale fazer o teste para ver se a sua roseira vai se adaptar.

Publicidade

Plante a estaca

Passados os 10 minutos, e com o vaso de plantio já preparado, tire sua estaca do enraizador e plante no vaso, até quase no fundo, se a estaca for comprida. A maioria das gemas devem ficar para fora da terra.

Faça uma rega na hora e vá regando um pouco a cada dia. Cuidado para não regar em excesso, mas não deixe a terra ficar totalmente seca.

Se puder regar só uma vez ao dia, faça isso no comecinho da manhã. Coloque por cima da planta um saquinho plástico que vai servir como uma estufa para reter a água por mais tempo.

Publicidade

Se puder regar duas vezes e forem dias quentes, faça uma rega meio-dia (para a água evaporar mais rápido) e outra finalzinho da tarde. Essas regas devem se repetir por cerca de 15 a 20 dias que é o tempo que a planta leva para enraizar e começar a dar novos brotos.

Replantio definitivo

Quando notar que sua estaca está com brotinhos nas laterais, onde ficam as gemas, pode replantá-la no jardim ou em um vaso maior para que ela possa se desenvolver bem e fixar raízes mais fortes. Depois disso, está feito. É só aguardar sua roseira se desenvolver e dar novas rosas. Vá regando regularmente e escolha um local que pegue ao menos 4 horas de sol por dia.

PODE GOSTAR TAMBÉM