fazer escova perfeita em casa
Crédito: Freepik
em

Truques para conseguir fazer aquela escova de salão em casa

Com um pouco de prática e com essas dicas, você vai economizar dinheiro e ficar com o cabelo dos sonhos

Quando você faz escova em casa nunca fica tão lisa e com acabamento bonito nas pontas como a do salão? Não se preocupe, pois talvez você não conheça alguns truques para deixar sua escova caseira perfeita. Mas, isso vai mudar a partir de agora. Veja o que precisa saber.

Lave o cabelo

Para fazer uma bela escova, o cabelo precisa estar limpo. Se você lavou na noite anterior, não passou produtos em excesso e o cabelo ainda está limpinho, tudo bem. Vale tentar assim também. O importante é que o cabelo não esteja oleoso nem com muitos produtos, como creme para pentear, que vai deixar oleoso rapidamente.

Primeira secagem e protetor térmico

Depois que terminar de lavar o cabelo, retire o excesso de água com a toalha, escove com cuidado para desembaraçar e dê uma leve secada, com o secador morno, só para que o cabelo não esteja encharcado. Em seguida, aplique um protetor térmico que vai proteger os fios do excesso de calor (que resseca) e vai evitar que os fios absorvam a umidade, deixando a forma do cabelo mais estável depois da escova pronta.

Divisão de mechas

Divida todo o cabelo em mechas finas/médias (com dois dedos de largura). Essa etapa é crucial para que a escova deixe o cabelo bem liso, sem frizz e espigado. Para ser mais prático, prenda a maior parte do cabelo para cima e divida as mechas da parte de baixo, que é por onde você vai começar a escova. Depois vá separando as mechas por camadas, conforme for fazendo a escova.

Escolha da escova

A escolha da escova é importante para o efeito que você deseja ter no resultado. As redondas com cerdas naturais são as mais indicadas. Se quiser fios com volume, dê preferência para as mais finas. Se quiser um resultado mais liso, escolha escovas mais grossas.

Escolha do secador

Para que a escova fique benfeita você precisa de um secador potente, que alcance uma temperatura bem quente e que tenha um bico para concentrar o ar quente na mecha. Se não tiver o bico ou se o vento não for tão quente, pode comprometer o resultado, mesmo seguindo as dicas anteriores.

Vá para um lugar seco

Na hora de fazer a escova, saia do banheiro. Escolha um local mais seco e arejado. Aliás, lembre-se que se o clima estiver muito úmido ou chuvoso, poderá interferir no resultado da escova.

Os movimentos

Com tudo organizado, comece a aplicar o secador em cada uma das mechas, esticando-as com a escova. Vá passando o secador na parte esticada, começando pela raiz e descendo até as pontas. Não encoste o secador no cabelo, pois poderá queimar os fios. Apenas chegue bem perto e repita o movimento de “sobe e desce” com o secador até que a mecha esteja lisa. Você escolhe se a escova vai ficar atrás ou na frente da mecha, dependendo de como conseguir deixar mais firme e esticada.

Finalização

Depois que completar a secagem de todas as mechas, passe um jato de ar frio, prevenindo o frizz e deixando o resultado com mais brilho. Se quiser que fique mais liso, finalize com a chapinha. Por fim, um óleo reparador de pontas, apenas nas pontas, vai dar um brilho extra, um cheirinho gostoso e disfarçar as pontas duplas, caso tenha.

Pratique

Além de todas essas dicas, não é tão fácil fazer escova no próprio cabelo, principalmente na parte de trás. Por isso, a prática também é importante: quanto mais praticar, melhor vai ficar. Se você não tem quem faça escova no seu cabelo, tenha paciência, siga todas as dicas anteriores e continue praticando até ficar perfeito.

sorisso de famosos

Você consegue reconhecer esses famosos apenas pelo sorriso?

abordar assuntos difíceis com crianças

Como falar de assuntos difíceis com as crianças de até 6 anos