Menu

Como fazer colcha de fuxico: 20 modelos e passo a passo

Fazer colcha de fuxicos é uma verdadeira terapia. Veja quantos modelos criativos pode fazer.

Crédito: Flickr

Publicidade

As colchas de fuxico são bem tradicionais, desde os tempos da vovó. Isso porque elas são muito simples de fazer se você conhece o método. Então, caso não conheça e quiser fazer modelos para as camas da sua casa, veja o passo a passo a seguir para fazer colcha de fuxico e encante-se com modelos diferentes para se inspirar.

Como fazer colcha de fuxico: passo a passo

Para começar, antes de fazer colcha de fuxico, você precisa aprender a fazer o fuxico em si. Depois é mais fácil montar cada pecinha feita. A quantidade vai depender do tamanho que vai querer a colcha, então precisa tirar a medida primeiro.

Nem sempre você precisa fazer a colcha inteira de fuxico. Podem ser só detalhes nas bordas ou no centro, para restaurar uma colcha que já tem e deseja dar um novo visual ou consertar.

Fazendo o fuxico

Veja o passo a passo para fazer cada fuxico, depois veja como montar a sua colcha.

Publicidade

1. Com um pequeno molde de papel em forma de círculo, marque todo o tecido de retalho que for usar, nesse formato, e recorte um a um. Você terá vários pequenos círculos.

2. Depois, coloque a linha na agulha e vá costurando cada um dos círculos pelas nas suas bordas, fazendo uma barra.

3. Quando der a volta toda no círculo, ele vai estar parecendo uma toquinha, então puxe a agulha para franzir o círculo.

4. Em seguida, arremate com um nó para não soltar. Está pronto. Repita com todos os fuxicos.

Publicidade

Fazendo a colcha

Depois de fazer todos os fuxicos e tê-los prontos, é hora de montar a colcha, que é igualmente simples, pois só precisa prender as pontinhas de um fuxico no outro até alcançar o formato desejado da colcha.

1. Com a linha na agulha, pegue dois fuxicos e passe a linha pela borda de um de outro, fazendo com que fiquem grudadinhos. Pegue somente a pontinha da parte de trás do tecido para que fique com bom acabamento. Passe a linha duas vezes, dê um nó e corte.

2. Em seguida, pegue outro fuxico e faça a mesma coisa, grudando um no outro, apenas pela pontinha lateral.

Publicidade

3. No final, você terá uma colcha vazada. Então, se preferir, pode pegar toda a sua colcha de fuxico e costurar as bordas em outra colcha para que tenha um fundo.

4. A base é essa, e agora você só precisa decidir qual modelo vai fazer para decidir quantos fuxicos vai precisar. Então, confira a lista dos materiais necessário e as inspirações a seguir.

Materiais necessários e medidas

Agora que você já conhece o método para fazer colcha de fuxico, veja exatamente todos os materiais necessários que vai usar, é bem pouca coisa. Outra dica importante é ter uma ideia de quanto fuxicos vai precisar para cada tamanho de colcha. Então, a conta é a seguinte.

Publicidade

Primeiro, tire a medida do tamanho da colcha que vai querer fazer. Um exemplo para uma colcha de casal é 1,98m x 2,60m. Em seguida, pegue alguns fuxicos já prontos e forme com eles um quadrado para ajudar a calcular. Se você fizer um quadrado com 0,30cm x 0,30cm, dentro dele vão caber em média 25 fuxicos.

O próximo passo é pegar esse quadrado e calcular de quantos vai precisar para formar a colcha toda. Para essa medida, você vai precisar de 63 quadrados. Então deverá calcular 63 quadrados vezes 25 fuxicos de cada quadrado e o resultado final é que você vai precisar fazer 1.575 fuxicos.

Materiais

  • Caneta;
  • Tesoura;
  • Linha;
  • Agulha;
  • Retalhos de tecido;
  • Molde de papel em formato circular.

Modelos para inspirar

Agora que já sabe como fazer colcha de fuxico, só precisa se inspirar com os modelos. Vá treinando e verá que a cada nova colcha conseguirá fazer um desenho mais elaborado. Há opções para fazer colcha de fuxico apenas com a barra, outros com combinações de cores, formando desenhos, usando apenas uma cor, formando apenas mantas para decorar um cobertor e muito mais. Veja só.

Publicidade

Crédito das Imagens: Decor Fácil e Artesanato Passo a Passo Já.

Leave a Reply

Sair da versão mobile