fazer uma cisterna
Crédito: Freepik
em

Como fazer uma cisterna em casa

Ter uma cisterna em casa traz muitas vantagens. Veja quais são e aprenda como fazer

Aprenda como fazer uma cisterna em casa para coletar água da chuva com segurança. Além de trazer muitos benefícios para o planeta, também ajuda na sua casa. Suas vantagens são inúmeras e tem muita gente percebendo isso. Veja quais são as principais:

  • Economiza na conta de água: imagine não gastar nada para regar o jardim ou lavar o piso da casa?
  • Reduz o escoamento durante fortes chuvas: isso reduz a erosão, as chances de alagamento e a umidade na sua casa;
  • Ajuda a preservar os lençóis freáticos: quando você armazena a água da chuva, pode usar depois, para irrigar o solo, preservando a qualidade da água no subsolo, até em tempo de estiagem.

Passo a passo para fazer uma cisterna

Você pode tentar fazer a cisterna em casa, sem ajuda profissional. Porém, é importante que tenha alguns conhecimentos para isso. Se não for o caso, o ideal é chamar alguém para instalar corretamente. Mas não se preocupe, pois, apesar de ser trabalhoso, não é difícil, basta seguir o manual, que você encontra no site sempresustentavel.com.br. Veja o que vai precisar:

Materiais necessários

Adaptador para válvula de tanque de 1 1/4″ x 40mm (branco): 1 unidade
Adaptador soldável com anel para caixa d’água 25mm (flange): 1 unidade
Anel de borracha de 75mm linha esgoto: 3 unidades
Cap de 40mm (branco): 1 unidade
Cap de 75mm (branco): 1 unidade
Joelho 90º soldável e com rosca 25mm x 3/4″ (marrom): 1 unidade
Joelho de 45º de 75mm (linha esgoto – branco): 1 unidade
Joelho de 90º de 75mm (linha esgoto – branco): 3 unidades
Plug de 50mm (branco) (tampinha para jogar cloro): 1 unidade
Tê de 75mm (linha esgoto): 2 unidades
Tubo de 25mm (linha água fria – marrom): 1 unidade
Tubo de 75mm x 3m (linha esgoto): 2 unidades
Válvula de tanque 1.1/4″ ou Bucha de redução roscável de 1.1/4″ x 1″ (branco): 1 unidade

No manual, você também vai ver quais são os materiais auxiliares necessários, como adesivo plástico, álcool de limpeza, fita veda-rosca e outros. Os materiais para a execução do projeto, como alicate, furadeira, lima, serra etc, também estão listados. Para finalizar, basta pintar da cor desejada com esmalte sintético e trincha.

Modo de montagem

Primeiro de tudo, você vai ter uma ideia geral de como preparar a sua cisterna corretamente. Em seguida, tem um vídeo super detalhado, com todas as explicações que você precisa. Veja os passos necessários para a montagem:

  • Faça o filtro: ele é quem vai garantir a pureza da água e eliminar folhas mortas, fezes e outras sujidades. O melhor: é autolimpante. Para isso, vai precisar dos tubos e um joelho de 90°. Faça os cortes, aqueça o cano, encaixe e cole as partes, como indicado. Lembre-se de colocar a tela mosquiteira ao final;
  • Prepare o separador: ele vai separar a primeira parte da chuva, que tem menor qualidade, deixando somente a melhor água na sua cisterna. Ele se conecta diretamente ao filtro e em seguida ao reservatório. Reserve tubos, um tê, anel de borracha e o cap para essa etapa;
  • Monte a cisterna: com o filtro e separador preparados, faça a estrutura de apoio da bombona (pode ser de alvenaria ou até um banquinho firme). Faça os furos indicados e encaixe os canos, de entrada e saída (ladrão). Coloque a torneira e pronto.

Veja agora como fazer uma cisterna passo a passo, em vídeo, e lembre de pegar os pequenos detalhes no manual. Agora é só aproveitar a água da chuva para sua casa.

Lembre-se de que a água da cisterna deve ser tratada com cloro de piscina e usada somente para limpeza ou irrigação. Além disso, é fundamental que siga todos os passos do manual, incluindo as telas anti-inseto, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

bodas de zeca pagodinho

Zeca Pagodinho e Mônica Silva completam 34 anos de casados e equipe faz homenagem

Principais doenças das plantas

5 Principais doenças das plantas — e como tratar!