em

Como fazer alho durar mais tempo? Preserve sem desperdício

O alho é um tempero que não pode faltar na cozinha. Veja como fazê-lo durar por mais tempo e não desperdiçar.

fazer alho durar mais
Crédito: Pixabay

O alho é um ingrediente culinário apreciado em diversas culturas do mundo. Além de deixar qualquer prato mais saboroso, ele tem inúmeras propriedades medicinais usadas há milhares de anos, como por exemplo o seu efeito antibiótico natural. Mas mesmo hoje em dia sendo vendido em diversos formatos, nada melhor do que socar o alho fresco. Porém, se comprou muito e for demorar para usar, veja como fazer alho durar mais tempo e não desperdiçar.

5 Formas de fazer alho durar mais

melhores truques para fazer alho durar mais
Crédito: Pixabay

As formas de fazer alho durar mais são bem simples, verdadeiros truques de dona de casa. Assim você pode comprar uma quantidade maior quando encontra alhos bonitos e mantê-los em casa por bastante tempo sem estragar. Veja as dicas:

1. Compre alhos novos

A primeira dica é ter cuidado na hora de comprar o alho. Não pegue aqueles com bulbo amassado, muito mole e com bolores nas cascas. É possível dar uma apertadinha e saber se ele já está murcho. Evite esses, pois vão estragar mais rápido por já estarem passados.

2. Guarde dentro de um tecido

Depois de voltar para casa com seus alhos novinhos, a segunda dica é armazená-los dentro de um saquinho de tecido ou de malha para que tenha entrada e saída de ar.

3. Mantenha-o na temperatura adequada

Nem sempre é possível controlar a temperatura dentro de casa, mas se você tiver como fazer isso, mantenha o alho em local que esteja com 15 a 20 °C. Assim ele dura por mais tempo.

4. Guarde no armário

Dentro do armário o alho fica protegido da luz do sol, do excesso de frio e do calor, dependendo do local onde você mora. Mesmo assim, não deixe-o sem ar puro ou irá apodrecer.

5. Guarde na geladeira

Apesar de ser bem mais frio, se for a melhor alternativa disponível, guarde o alho na gaveta da geladeira para que não fique tão úmido. Nesse caso, deixe-o na geladeira até acabar de usar, pois se tirá-lo e deixá-lo fora ele vai começar a brotar.

Como conservar alho já picado

como conservar alho picado
Crédito: Pixabay

A melhor forma de conservar o alho já picado e economizar tempo na hora de fazer comida é justamente fazendo uma conserva de alho. Essa é uma vantagem também porque ele já fica com sabor de tempero, prontinho para usar e ainda mais saboroso. Para isso você vai precisar seguir esses passos:

1. Esterilize um pote de vidro.

2. Descasque a quantidade de alho que desejar e coloque em um processador ou liquidificador.

3. Bata muito bem, coloque tudo dentro do vidro e cubra com azeite de oliva.

4. Feche muito bem e guarde por até 30 dias na geladeira. Quando for usar, só tire da geladeira na hora de abrir o vidro e pegue com uma colher limpa e seca.

Já que o assunto terminou em conserva, aproveite e veja como se faz deliciosas cebolas na conserva para ter uma salada sempre pronta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

óleo de hibisco

Como fazer óleo de hibisco para tratar a pele e os cabelos

fazer cebola durar mais

Como fazer cebola durar mais: veja passo a passo