história do futebol
Imagem: Reprodução

Fatos curiosos sobre a história do futebol

Se você ama futebol e não sabia destes fatos, está atrasado no tempo!

Publicidade

A história do futebol no mundo é bastante antiga, já que esse esporte, entre os tipos coletivos, é o mais popular do Planeta.

O Brasil se orgulha por ser o país do futebol, mas, há vários outros países que adoram também. Por isso, existem muitas curiosidades que você vai gostar de conhecer agora sobre a história do futebol.

Aliás, se você é um fã e adora falar sobre futebol, compartilhe essas curiosidades com que seus amigos para que eles também saibam e vocês tenham temas interessantes para trocar ideia.

Veja também: 10 Curiosidades sobre carros – parte 1

Curiosidades sobre a história do futebol

Para se ter uma ideia, de acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), cerca de 270 milhões de pessoas trabalham como jogadores ou árbitros de futebol no mundo todo.

Publicidade

É muita gente, concorda? Isso sem falar nos que trabalham indiretamente e os que torcem ou estão todos os dias ligados nas novidades sobre o futebol.

Então, nada mais justo do que homenagear a história do futebol trazendo à tona fatos passados que elevaram o esporte ao que é hoje em dia. Vamos lá?

A história do futebol começa antes de Cristo

O futebol como conhecemos hoje se estabeleceu no século 19, ou seja, entre os anos de 1801 e 1900. Mas, muito antes disso, já existiam práticas esportivas semelhantes ao futebol, como se fossem as primeiras versões do esporte.

Para se ter uma ideia, o vestígio de prática similar ao futebol mais antigo do qual se tem conhecimento remonta à China de 3.000 a.C. Muito, muito tempo atrás!

Publicidade

O futebol já foi proibido na Inglaterra

Antes de se tornar tão popular, as versões antigas do futebol chegaram a ser proibidas por vários reis da Inglaterra, como Eduardo II, Eduardo III, Henrique IV e Henrique VI.

Uma versão diferente do rugby

O rugby é um esporte que ainda está se tornando conhecido no Brasil, mas, já existia há muito tempo na Inglaterra também, e foi responsável por dar origem ao futebol que se pratica hoje, depois daquela época em que os reis proibiam jogar.

No ano de 1846, alguns clubes de rugby se uniram porque não aceitavam determinadas regras da prática desse esporte, e criaram outro esporte, no qual não se conduzisse a bola com as mãos: o futebol.

Publicidade

As regras eram bem mais livres

Nessa mesma época de 1846, quando a Universidade de Cambridge estabeleceu as regras para o novo esporte chamado futebol, essas regras eram bem diferentes de hoje em dia.

Inicialmente, no futebol, não limitavam o número de jogadores, nem a extensão do campo, nem a altura do arco, nem a duração das partidas. Imagina que confusão!

O ano oficial de nascimento do futebol

De fato, foi em 1846 que o futebol surgiu com regras mais próximas do que conhecemos hoje. Mas, a Fifa considera como data oficial do surgimento do futebol o ano de 1863, quando foi fundada na Inglaterra The Football Association, a organização responsável pela gestão do futebol naquele país.

Publicidade

Charles Miller trouxe o futebol para o Brasil

No final do século 19, quando o futebol estava mais estabelecido e com regras mais bem definidas, o esporte veio para o Brasil, trazido pelo então estudante paulista Charles Miller, quando retornou da Inglaterra em 1894 e trouxe na bagagem diversos artigos, como bolas, uniformes e um livro com as regras futebolísticas.

No começo, era esporte de rico no Brasil

Quando pensamos na história do futebol no Brasil, pensamos nas crianças e adolescentes jogando uma “pelada na rua”, coisa bem popular.  Mas, logo quando o futebol chegou ao país, era coisa só para ricos.

Aliás, parece que está voltando a ser assim, já que os jogadores mais famosos têm dinheiro o bastante para sustentar centenas e milhares de famílias, se quisessem.

Publicidade

Um esporte para homens e mulheres

Apesar de ainda haver muito preconceito sobre o futebol feminino no Brasil, inclusive com salários mais baixos para jogadoras tão boas quanto os melhores jogadores homens, a popularidade é cada vez maior.

A seleção brasileira masculina é detentora de 5 títulos mundiais (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002).

Já a seleção brasileira feminina venceu 7 vezes a Copa América Feminina (1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2018) e 2 vezes os Jogos Pan-Americanos.

Publicidade

Como a Copa do Mundo ainda não é tão popular na versão feminina e é mais recente, as melhores campanhas foram em 2007, conquistando a posição de vice-campeã, e em 1999, alcançando o terceiro lugar do campeonato.

Veja também: 10 curiosidades sobre carros – parte 2

PODE GOSTAR TAMBÉM