Você tem o costume de falar sozinho? Pois saiba que, apesar do preconceito, não tem nada demais. Aliás, pode inclusive te ajudar em diversos aspectos da sua vida.
Você já deve ter visto pessoas andando pelas ruas e falando baixinho. Às vezes em casa também se pode perceber esse tipo de atitude, assim como no trabalho. Isso acontece porque não é apenas normal falar sozinho, mas também muito indicado. Esse hábito traz excelentes benefícios para sua mente e certamente para sua vida.
Falar sozinho é bom para você
Falar sozinho já foi associado somente a quadros de instabilidade mental, principalmente em filmes e desenhos. Mas isso está longe de ser uma realidade para todas as pessoas. Sim, é fato que existem doenças em que o paciente ouve vozes e conversa com elas ou em que ele sente uma necessidade irresistível de falar, como no caso do pensamento acelerado. Porém, essa é uma quantidade mínima de pessoas.
Acalma
Aumenta a eficiência
Quando você tem muitas tarefas para fazer, falar sozinho pode ajudar a elencar prioridades e planejar o tempo para executá-las. A partir do momento em que você verbaliza, fica mais fácil organizar as ideias, fazendo com que seu dia seja mais eficiente. Estudos inclusive comprovam que esse hábito não apenas é saudável, como deve ser estimulado.
Motiva
Em momentos de crise ou quando a mente precisa daquele empurrãozinho para dar uma passo importante, falar sozinho pode ajudar. Isso porque, além de organizar os pensamentos, também mostra que você está pronto para o desafio. Outro ponto favorável é o uso da neurolinguística para estimular o cérebro a criar motivação, que pode se utilizar da fala também.
Estimula o cérebro
Ao falar as coisas que passam por sua mente, você não está estimulando apenas um lado do cérebro. Falar em voz alta faz com que você escute o que disse e processe isso novamente, estimulando ambos os lados. Consequentemente, há um aumento na quantidade de ligações neurais, sendo bom para pessoas de todas as idades.

