Mais um animal extinto: rinoceronte negro ocidental não sobreviveu às caçadas

Uma espécie inteira de rinocerontes foi extinta por causa da ação do homem

Publicidade

A caça predatória de rinocerontes está ameaçando várias espécies, mas uma não resistiu e deixou de estar entre nós. O rinoceronte negro ocidental foi oficialmente declarado extinto, criando um grande debate em torno do tema em todas as redes sociais.

Extinção do rinoceronte negro revolta os internautas

Com mais de 20 mil curtidas e 60 mil compartilhamentos, um dos diversos posts sobre o assunto vem fomentando a discussão sobre o papel do homem na natureza e suas consequências.

Colocamos esse como exemplo, mas existem muitos, em diversas redes, se questionando: Por quê? Qual é o sentido de tanta ganância e animosidade vindas de seres ditos racionais?

Mais uma espécie de animal não vive mais entre nós:O Rinoceronte-negro da África Ocidental foi declarado oficialmente…

Publicado por Cérebro Ativo em Domingo, 18 de Dezembro de 2016

 

Rinoceronte negro ocidental está extinto

 

O rinoceronte negro ocidental, uma subespécie fantástica que habitava a região da África Ocidental, mais especificamente Camarões, estava na lista de risco da União Internacional de Conservação da Natureza, entre outras espécies como o rinoceronte branco e o javanês.

Publicidade

Mas não são somente os rinocerontes. Você sabia que cerca de 12% dos mamíferos corre risco de sumir do mapa? A falta de apoio das esferas governamentais e da própria população prejudica a proteção dessas espécies.

Motivo da extinção do rinoceronte negro

O motivo da extinsão dessa espécie foi a caça indiscriminada desses animais, não para alimentação, mas APENAS para a retirada dos chifres, altamente valorizados no mercado negro, utilizado como remédio para o câncer e outras aplicações.

Se algumas medidas de proteção fossem tomadas, se a população não consumisse os produtos oriundos da caça desses animais, se a esfera pública focasse esforços, se a mídia de massa divulgasse o que estava acontecendo, se…

São muitos “se” para pouca ação. Infelizmente, é uma realidade em vários segmentos da sociedade, cabendo a cada um de nós a mudança dessa realidade através de informação e consumo consciente.

Publicidade

Outros animais na lista vermelha do risco de extinção

Infelizmente, essa não é uma realidade somente dos rinocerontes. Veja outras espécies que estão na lista vermelha, ou seja, correndo o risco de extinção:

  • Cerca de 40% dos répteis de Madagascar correm perigo
  • Camaleões
  • Algumas espécies de lagartixas
  • Cobras de pernas
  • Algumas serpentes
  • Atuns (vermelho do sul, olho grande, vermelho) e cavalas
  • Peixe espada e agulha

Mas o risco de extinção não se aplica somente ao animais, veja algumas plantas que também estão ameaçadas:

  • Taxus contorta – base para a produção do Taxol, remédio quimioterápico
  • Coco do mar – a coleta ilegal para extração dos grãos está levando essa planta à extinção

O que eles têm em comum? Alto valor econômico. A ganância de alguns grupos de pessoas está acabando com um planeta inteiro, prejudicando uma maioria boa, mas inerte. Até quando nossa casa vai suportar tanto descaso? O planeta tem seus limites para recuperação.

Publicidade

Casos de sucesso em preservação de espécies da lista vermelha

Da mesma forma que o ser humano é capaz de destruir o meio ambiente, ele é capaz de atitudes fantásticas para recuperar o que já parecia perdido, através de duas forças motrizes: união e esperança.

E é assim que a espécia quase extinta de camaleão tarzan está conseguindo sobreviver em Madagascar, o rinoceronte branco vem aumentando a população, o cavalo de przewalski saiu de risco crítico para risco e muitos outros exemplos, frutos da união de pessoas que ainda se importam.

Por isso, devemos valorizar cada pequeno esforço em prol de um futuro sustentável, pois como dizia Madre Tereza de Calcutá:

Publicidade

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”

Compartilhe a informação!

PODE GOSTAR TAMBÉM