Nem precisa esperar o inverno chegar para pegar uma gripe, resfriado ou sofrer com os sintomas da sinusite. Cada pessoa tem seus momentos de problemas respiratórios, mas todas acabam sofrendo com o excesso de catarro. Nessas horas, a ajuda dos expectorantes naturais é bem-vinda. Confira algumas receitas.
Veja também: dicas para aliviar todos os tipos de tosse
Expectorante natural caseiro
A natureza tem a solução para tratar todos os tipos de doenças, desde que seus remédios naturais sejam usados com cautela. Para agir como expectorantes naturais é possível encontrar ajuda nas plantas, na cebola, no mel, na cenoura, no limão e no gengibre.
1. Infusões expectorantes naturais
As infusões expectorantes são feitas com plantas bem populares e você toma na forma de um chá comum. A quantidade a ser misturada é sempre 1 colher de sobremesa de folhas picadas, frescas ou secas, misturadas em 1 xícara de água quente. Beba 1 xícara por vez, cerca de 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade.
As plantas que servem como expectorantes naturais para essa receita são:
- Vassourinha;
- Erva-doce;
- Hibisco;
- Raiz de alcaçuz;
- Verbasco;
- Hortelã.
Para aumentar o efeito do chá, pode adoçar com um pouco de mel que ajuda a parar a tosse, a desinflamar e a cicatrizar a garganta machucada de tanto tossir.
2. Suco de cebola, limão e mel
A cebola é um antibiótico natural poderoso para a saúde e que também está na lista dos expectorantes naturais. Ela pode ser misturada com outros ingredientes para ser ainda mais eficiente. Nesse caso, ela vai contar com o apoio do limão para fortalecer o sistema imunológico, e também com o mel que é mais um expectorante e bactericida.
Ingredientes
Cebola: 1 unidade;
Água: 400 ml;
Limão: sumo de 1 unidade;
Mel: 2 colheres (chá).
Modo de preparo
- Descasque e lave a cebola.
- Coloque em água e leve para ferver por 15 minutos.
- Espere esfriar, mantendo na água.
- Quando esfriar, coe a cebola da água e adicione o sumo de limão espremido na hora e o mel na água. Mexa bem e pode beber.
3. Xarope de cenoura com gengibre e mel
Mais uma vez o mel está presente nas receitas de expectorantes naturais, pois ele é ótimo para essa função. Além do mais, ele também é importante para fazer o suco virar um xarope. Já o gengibre oferece sua ação anti-inflamatória e antioxidante.
Ingredientes
Cenoura: 2 unidades médias;
Gengibre fresco ralado: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Lave e descasque as cenouras. Corte em rodelas finas.
- Leve-as para ferver em água com o gengibre.
- Quando estiverem murchas, bem cozidas, desligue o fogo.
- Adicione o mel e triture até virar um purê, misturando um pouco da água do cozimento.
- Coloque em um frasco de vidro fechado e vá consumindo algumas colheres de sopa ao dia para ir eliminando o catarro acumulado.
Cuidados e contraindicações dos expectorantes naturais
Mesmo que as dicas sejam sobre expectorantes naturais, o uso não pode ser indiscriminado. Primeiro porque qualquer coisa que se use em excesso pode fazer mal. Mesmo sendo uma planta orgânica, o excesso deixa de ser remédio e se transforma em veneno.
Depois, é preciso lembrar que cada pessoa tem um organismo único, com diferentes necessidades e limitações. Assim, alguns tipos de expectorantes naturais podem causar alergias ou outros efeitos colaterais. Então, se a sua saúde é frágil ou tem alguma doença em tratamento, só faça uso de alguma dessas receitas no caso de o seu médico permitir.
Além disso, vale lembrar que a tosse com catarro precisa de atenção. Pode ser um sintoma de alguma doença mais séria do que uma simples gripe. Então, se estiver com outros sintomas fortes, é importante consultar o médico.