expectorantes naturais
Crédito: Freepik
em

3 Expectorantes naturais poderosos para eliminar o catarro

Tem receitas de chás, de suco e de um xarope, todos feitos com ingredientes naturais e com ação expectorante

Nem precisa esperar o inverno chegar para pegar uma gripe, resfriado ou sofrer com os sintomas da sinusite. Cada pessoa tem seus momentos de problemas respiratórios, mas todas acabam sofrendo com o excesso de catarro. Nessas horas, a ajuda dos expectorantes naturais é bem-vinda. Confira algumas receitas.

Veja também: dicas para aliviar todos os tipos de tosse

Expectorante natural caseiro

como fazer expectorantes naturais caseiros
Crédito: Freepik

A natureza tem a solução para tratar todos os tipos de doenças, desde que seus remédios naturais sejam usados com cautela. Para agir como expectorantes naturais é possível encontrar ajuda nas plantas, na cebola, no mel, na cenoura, no limão e no gengibre.

1. Infusões expectorantes naturais

As infusões expectorantes são feitas com plantas bem populares e você toma na forma de um chá comum. A quantidade a ser misturada é sempre 1 colher de sobremesa de folhas picadas, frescas ou secas, misturadas em 1 xícara de água quente. Beba 1 xícara por vez, cerca de 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade.

As plantas que servem como expectorantes naturais para essa receita são:

  • Vassourinha;
  • Erva-doce;
  • Hibisco;
  • Raiz de alcaçuz;
  • Verbasco;
  • Hortelã.

Para aumentar o efeito do chá, pode adoçar com um pouco de mel que ajuda a parar a tosse, a desinflamar e a cicatrizar a garganta machucada de tanto tossir.

2. Suco de cebola, limão e mel

A cebola é um antibiótico natural poderoso para a saúde e que também está na lista dos expectorantes naturais. Ela pode ser misturada com outros ingredientes para ser ainda mais eficiente. Nesse caso, ela vai contar com o apoio do limão para fortalecer o sistema imunológico, e também com o mel que é mais um expectorante e bactericida.

Ingredientes

Cebola: 1 unidade;
Água: 400 ml;
Limão: sumo de 1 unidade;
Mel: 2 colheres (chá).

Modo de preparo

  1. Descasque e lave a cebola.
  2. Coloque em água e leve para ferver por 15 minutos.
  3. Espere esfriar, mantendo na água.
  4. Quando esfriar, coe a cebola da água e adicione o sumo de limão espremido na hora e o mel na água. Mexa bem e pode beber.

3. Xarope de cenoura com gengibre e mel

Mais uma vez o mel está presente nas receitas de expectorantes naturais, pois ele é ótimo para essa função. Além do mais, ele também é importante para fazer o suco virar um xarope. Já o gengibre oferece sua ação anti-inflamatória e antioxidante.

Ingredientes

Cenoura: 2 unidades médias;
Gengibre fresco ralado: 1 colher (chá);
Mel: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Lave e descasque as cenouras. Corte em rodelas finas.
  2. Leve-as para ferver em água com o gengibre.
  3. Quando estiverem murchas, bem cozidas, desligue o fogo.
  4. Adicione o mel e triture até virar um purê, misturando um pouco da água do cozimento.
  5. Coloque em um frasco de vidro fechado e vá consumindo algumas colheres de sopa ao dia para ir eliminando o catarro acumulado.

Cuidados e contraindicações dos expectorantes naturais

Mesmo que as dicas sejam sobre expectorantes naturais, o uso não pode ser indiscriminado. Primeiro porque qualquer coisa que se use em excesso pode fazer mal. Mesmo sendo uma planta orgânica, o excesso deixa de ser remédio e se transforma em veneno.

Depois, é preciso lembrar que cada pessoa tem um organismo único, com diferentes necessidades e limitações. Assim, alguns tipos de expectorantes naturais podem causar alergias ou outros efeitos colaterais. Então, se a sua saúde é frágil ou tem alguma doença em tratamento, só faça uso de alguma dessas receitas no caso de o seu médico permitir.

Além disso, vale lembrar que a tosse com catarro precisa de atenção. Pode ser um sintoma de alguma doença mais séria do que uma simples gripe. Então, se estiver com outros sintomas fortes, é importante consultar o médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alimentos ricos em zinco

Alimentos ricos em zinco: benefícios e efeitos da carência

piores alimentos que causam pedras nos rins

Conheça os 4 tipos de alimentos que causam pedras nos rins