exercícios para fortalecer os pulmões
Crédito: Freepik
em

7 Exercícios para fortalecer o pulmão e melhorar a respiração

Mantenha seu aparelho respiratório fortalecido para ajudar no combate às doenças virais respiratórias

Publicidade

Mesmo antes da pandemia do coronavírus, a chegada do outono e do inverno trazia a maior incidência de doenças como gripe e resfriado. As casas ficam mais fechadas, o ar circula menos e os vírus são transmitidos com mais facilidade e rapidez.

Apesar de não ser possível evitar 100% o contágio dessas doenças, é possível manter o corpo mais preparado para lidar com elas. Uma das formas de fazer isso é adotar uma rotina e exercícios para fortalecer o pulmão e melhorar a respiração.

A intenção dos exercícios de respiração é melhorar a capacidade e a resistência dos pulmões, bem como fortalecer a musculatura respiratória. A lógica é a mesma de fazer outros exercícios de musculação, que deixam seus músculos mais fortes e resistentes a quedas e a pesos suportados.

1. Exercício de inspirar e expirar

Esse exercício é muito simples, pois você só precisa puxar o ar pelo nariz, profundamente, e soltá-lo pela boca. Faça esse exercício em 3 séries de 10 repetições, ou seja, inspire e expire 10 vezes, faça uma pausa. Faça mais 10 vezes e outra pausa. Depois mais 10 vezes e pronto. Pode fazer isso de manhã, depois de tomar café, e de noite, antes de dormir.

Publicidade

2. Exercício duplo de inspirar e expirar

Esse exercício é semelhante ao anterior. Mas, ao invés de puxar o ar todo de uma vez e soltá-lo todo de uma vez, você vai fazer isso duas vezes seguidas: inspira e inspira, depois expira e expira, em sequência. Pode fazer 2 séries de 10 repetições com intervalo de um minuto entre elas. Faça de manhã e à noite.

3. Exercício triplo de inspirar e expirar

Depois que você já tiver acostumado com os dois exercícios anteriores, é hora de subir o nível. Faça a mesma ação de inspirar e expirar, mas três vezes seguidas: inspire, inspire, inspire. Depois expire, expire, expire. Pode fazer 2 séries de 10 repetições com intervalo de um minuto entre elas. Faça de manhã e à noite.

4. Exercício de respiração pela boca

Nesse exercício você vai usar apenas a boca para puxar e soltar o ar. Quando puxar profundamente, segure o ar nos pulmões de 5 a 10 segundos. Depois, solte tudo de uma vez pela boca. Repita esse exercício em 2 séries de 10 repetições com intervalo de um minuto entre elas. Faça de manhã e à noite.

Publicidade

5. Exercício de respiração pela boca com braços erguidos

Esse exercício é basicamente o mesmo que o anterior. A diferença é que, enquanto você estiver puxando o ar pela boca, deverá levantar os braços, esticados lá no alto. E quando estiver soltando o ar, deverá ir baixando os braços até o repouso. Faça 2 séries de 10 repetições com intervalo de um minuto entre elas. Faça de manhã e à noite.

6. Encher bexigas

Aproveite se tiver crianças em casa para brincar com elas ao mesmo tempo em que se exercita. Basta pegar algumas bexigas e enchê-las lentamente. Pode fazer isso com umas 5 bexigas, pelo menos, a cada dia. Quando sentir que está cansando, pare.

7. Exercício de respiração deitado

Deite-se confortavelmente no chão, com um colchonete. Dobre um dos joelhos para que o pé fique apoiado. A outra perna permanece esticada. Faça uma inspiração enquanto levanta a perna que está esticada, durante 5 segundos. Depois expire quanto baixa a perna para o repouso. Faça 2 séries de 10 repetições com cada perna ou, se achar difícil faça 1 série de 10 repetições com cada perna até acostumar.

Publicidade
Dicas para investir no romance e no sexo depois que os filhos saem de casa

5 Dicas para investir no romance e no sexo depois que os filhos saem de casa

Influenciadora faz unhas longas na sua bebê e gera polêmica

Influenciadora faz unhas longas na sua bebê e gera polêmica