ex-vigilante manicure
Crédito: Instagram @Manicuro_
em

Ex-vigilante superou a depressão trocando de emprego: ele agora é manicure

Robson descobriu sua vocação depois de um evento traumático na sua antiga profissão

Detalhista e com acabamento perfeito, esse ex-vigilante é o manicure mais procurado entre as profissionais do salão de sua esposa. Uma mudança brusca e maravilhosa, que está ajudando no tratamento contra a depressão. Conheça sua história.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a depressão não é uma tristeza por dias e sim uma doença que causa diversos sintomas. Ela pode ser desencadeada por algum gatilho ou surgir espontaneamente. Em geral, ela é percebida como um sentimento de “tristeza desproporcional ao fato que conduziu a ela”.

O Ministério da Saúde diz que ela atinge cerca de 15,5% da população do país, sendo a 4ª maior causa de ônus quando se trata de doenças adquiridas ao longo da vida. Ela é mais comum em pessoas acima dos 30 anos, mas pode acontecer em qualquer idade, inclusive crianças. Entre as mulheres, 20% tende a desenvolver a doença, enquanto os homens são 12%.

Foi um gatilho – no caso um evento traumático – que levou esse ex-vigilante à depressão. Conheça a sua história e como o que era para ser apenas uma ocupação para ajudar no tratamento, se tornou sua profissão atual.

Ex-vigilante é manicure hoje

Por mais que às vezes a vida pregue peças desagradáveis, os resultados podem ser benéficos ao final. Foi o que aconteceu com Robson Barbosa, que no auge dos seus 40 anos descobriu sua vocação. Ele é hoje manicure – e dos bons! – trabalhando com a esposa no salão do casal, em Curitiba (PR).

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Vanessa Maceno (@nailsvanessamaceno) a

Ele começou a ajudar Vanessa no salão por causa da sua depressão, pois o médico disse que trabalhos manuais poderiam ajudar no processo. Ele desenvolveu a doença por causa de um assalto que vivenciou, gatilho para a síndrome do pânico. Teve então que tomar muitos medicamentos, chegando a 7 comprimidos por vez!

Claro que o corpo teve que lidar com tudo isso, não reagindo positivamente. Tinha dias que ele ficava mais desligado e até fora de si. Foi então quando a empresa o demitiu, levando a um quadro de depressão. Em casa, sua esposa mantinha o salão em um cômodo separado, recebendo seus clientes.

Uma das recomendações do médico foi que, entre os tratamentos que ele já estava fazendo, procurasse trabalhos manuais. Isso ajudaria a ficar bom mais rapidamente, além de estimular a interação social e ser um objetivo interessante. Foi então quando começou a fazer pequenos serviços no salão.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Robson Barbosa (@manicuro_) a

Inicialmente, ele fazia atividades como a retirada do esmalte, lixava as unhas, hidratava, mas Vanessa percebeu um talento nele. Foi então que começou a ensinar as outras etapas, mais delicadas. Ela se surpreendeu com a qualidade do trabalho do marido, além da alegria que ele tinha em fazer.

Hoje, é o manicure mais requisitado, pois, de acordo com Vanessa, o acabamento de Robson é muito melhor que o dela ou das outras profissionais do local. Muitas clientes vão para o salão procurando por ele, trazendo não somente alegria e satisfação no reconhecimento do trabalho, mas também melhores condições para a família.

Um caso especial de superação e reencontro consigo que inspira. Porém hoje eles estão passando por dificuldades. Isso porque Robson foi atingido por um tiro, ao defender a esposa e filha de um assalto no salão. Ele ficou quase um mês no hospital e sente ainda muitas dores. Mas isso não o impede de trabalhar, mesmo que seja atendendo ao menos quatro clientes ao dia.

De acordo com sua mulher, ele é também uma inspiração. Muitas pessoas vão ao seu salão na zona sul de Curitiba apenas para serem atendidas pelo manicure homem. Que as coisas melhorem logo, levando essa família linda mais tranquilidade, segurança e, claro, contas em dia.

saciedade

Alimentos e receitas que dão saciedade para evitar comer demais

maquiagem com delineador

Maquiagem com delineador: fotos para inspiração