Dicas para evitar o rapto de crianças
Crédito: Freepik
em

7 Dicas para evitar o rapto de crianças

No dia a dia, todo cuidado é pouco, principalmente nas cidades grandes

Publicidade

O sequestro de crianças é uma realidade desesperadora, mas que não se pode negar. Embora seja mais incidente nas grandes cidades, pode acontecer com qualquer um, quando menos se espera. Para protegerem os filhos de uma desgraça dessa magnitude, os pais podem tomar alguns cuidados simples, mas bem importantes, no dia a dia.

1. Cuidado com a exposição nas redes sociais

Essa é a dica mais importante entre todas pois, hoje em dia, grande parte dos sequestros de crianças ocorre depois que os criminosos conseguem descobrir detalhes da rotina da família por meio das redes sociais.

Publicidade

Então, nunca publique fotos do seu filho com uniforme da escola, nunca publique seu endereço de casa ou o nome e endereço da escola do seu filho e evite publicar fotos e vídeos que deixem claro como é a rotina de vocês, onde vão, quando não estão por perto da criança.

2. Leve a criança até a porta da escola ou do transporte

Para incentivar a independência, muitos pais deixam seus filhos irem para a escola ou para o ponto do transporte escolar sozinhos. Porém, infelizmente é arriscado. O ideal é acompanhar a criança até que ela esteja dentro do transporte ou dentro dos portões da escola, pelo menos até ela ter idade para entender as situações de perigo e saber como se proteger.

Publicidade

3. Oriente seu filho sobre pessoas estranhas

Por volta os 4 anos, quando seu filho já começa a entender a diferença entre bom e mau, oriente-o sobre nunca falar nem aceitar nada de estranhos, nem que sejam doces, oferta de passeios ou fazer carinho em um animalzinho fofo. Diga para ele sair correndo e pedir ajuda a uma pessoa que ele conhece ou a um guarda/policial (mostre como são os uniformes), caso algum estranho se aproxime. Seja claro na orientação, pois as crianças são literais e não entendem meias palavras.

4. Conheça seu bairro e seus vizinhos

Saber quem são as pessoas que vivem perto de você é bem importante para reconhecer quando um estranho está rondando pela sua rua de forma suspeita. Não precisa fazer amizade com todo mundo se não quiser, mas é bom saber quem são as pessoas e seus visitantes de costume.

5. Segurança ao dirigir

Sempre que estiver no carro com seu filho, certifique-se de colocá-lo na cadeirinha com o cinto, travar as portas e deixar só a parte superior da janela aberta, caso precise abrir para ventilar. Assim, qualquer tentativa de sequestro relâmpago fica mais difícil de acontecer antes de você conseguir fugir.

Publicidade

6. Nunca deixe seu filho sozinho no carro

Mesmo que você vá sair do carro por 5 minutos, leve seu filho junto. Nunca se sabe quando alguém está de olho só esperando pela oportunidade de levar sua criança embora. Mesmo assim, se acontecer de deixar a criança por poucos minutos no carro quando você estiver perto, e ela já conseguir se soltar da cadeirinha, ensine-a a ir para o banco da frente e buzinar, caso um estranho se aproxime do carro.

7. Cuidado em lugares muito cheios

Quando estiver andando com seu filho por um lugar cheio de gente, nunca solte a mão dele. Se for uma criança pequena, prefira levá-la no colo. Pessoas mal intencionadas, que planejam raptar uma criança, agem muito rápido. Em apenas um segundo o seu filho pode ser tirado da sua mão e sumir na multidão.

Usos diferentes do amido de milho

7 Usos diferentes do amido de milho: da limpeza à beleza

dicas básicas para usar o Facebook

Guia do iniciante: dicas básicas para usar o Facebook