Menu

Como evitar que os potes quebrem no congelador

Chega de perder seus potes no congelador! Veja como evitar o problema

Crédito: Freepik

Publicidade

É uma sensação terrível quando você tira o pote do congelador e ele está rachado! É ainda pior quando é vidro e você precisa jogar a comida que estava sendo guardada fora também! Para evitar o problema, siga esses 3 truques simples e eficazes!

Dicas para preservar seus potes

Quem é experiente na cozinha muito provavelmente já perdeu algum pote, que quebrou quando estava no congelador. É muito comum que eles rachem ou se partam em vários caquinhos. Mas nem tudo está perdido! Afinal, há 3 truques especiais para o pote não rachar no congelador.

Escolha o material correto

O material do pote influencia na hora de ele sair do congelador rachado ou não! Por isso, evite potes maleáveis que possam se expandir e rachar e opte pelos potes de vidro temperado, resistentes a temperaturas baixas. Vidro comum, como de garrafas de cerveja, por exemplo, não são adequadas ao congelamento.

Evite encher o pote

É importante que não se preencha todo o pote com comida, já que o alimento também se aumenta de volume ao congelar. Assim, caso o material do recipiente não seja muito bom, ele não irá aguentar a expansão do alimento. Por isso, a dica é que você sempre deixe um espaço sobrando quando for colocar o alimento no pote.

Publicidade

Faça porções certas para descongelar

Distribuir o alimento em diversos potes é uma excelente opção para quem deseja comer diferentes refeições prontas no decorrer da semana. Além disso, é uma alternativa para evitar excessos em um único recipiente, o que evita que o pote rache. Isso não apenas facilita seu dia a dia, como ajuda a economizar. Tem mais alguma dica? Compartilhe com todos nos comentários!

Veja também: como congelar feijão — 5 dicas úteis para economizar tempo e comer bem

Sair da versão mobile