evitar mau cheiro nas lixeiras de casa
Crédito: Freepik
em

7 Dicas para evitar mau cheiro nas lixeiras de casa

Dicas de limpeza para remover o cheiro ruim e dicas para evitar que o cheiro se instale todos os dias

Publicidade

Ninguém merece uma cozinha ou um banheiro com cheiro de lixo. Mas, se não tomar alguns cuidados de limpeza no dia a dia é isso que acontece. Não é só pela falta de tirar o lixo quando a lixeira está cheia. Veja de que outras formas você pode evitar o mau cheiro nas lixeiras de casa.

1. Tirar o lixo com frequência

A frequência da troca de lixo da sua casa vai depender de quanto lixo o pessoal de casa produz por dia. Quando encher, tire no mesmo dia para evitar que o cheiro ruim fique saindo toda vez que alguém abrir a lixeira.

Publicidade

2. Ter lixeiras pequenas

Se você não gosta desse cheiro que exala no ar sempre que a tampa da lixeira é aberta, mesmo quando a lixeira ainda está meio vazia, a dica é comprar lixeiras pequenas que enchem mais rápido. Assim, em um ou dois dias já pode tirar o lixo e fazer uma limpeza básica para evitar o mau cheiro.

3. Limpeza com limão

Essa dica é muito boa principalmente para lixeira da cozinha. Quando tirar o lixo, corte uma metade de limão e esfregue em toda a parte interna da lixeira. Deixe o suco do limão agindo por uns 15 minutos, depois enxágue, seque e pode voltar a usar a lixeira.

Publicidade

4. Limpeza com vinagre

O vinagre é ótimo para desinfetar e neutralizar odores. Você pode usar tanto vinagre puro quanto misturar partes iguais de vinagre e água. Depois, pegue um pano ou esponja e espalhe essa solução por toda a lixeira, dentro e fora, como achar necessário. Pode deixar agir durante alguns minutos, depois enxágue, seque e está pronto.

5. Limpeza com bicarbonato de sódio

Assim como o limão e o vinagre, o bicarbonato é um ingrediente multiuso, barato e eficaz para várias funções em casa, inclusive de limpeza. Para essa dica, retire o excesso de sujeira da lixeira, depois salpique uma porção de bicarbonato seco por toda a parte interna da lixeira. Deixe agindo por mais ou menos meia hora para ele absorver os odores. Depois lave normalmente.

Se fizer isso e não resolver, experimente fazer uma misturinha de 1 xícara de água com ¼ de xícara de bicarbonato. Despeje essa solução dentro da lixeira e deixe agindo. Depois lave e seque para voltar a usar.

Publicidade

6. Limpeza com detergente

Essa é a dica mais básica e funciona melhor para prevenir o mau cheiro do que para remover cheiros muito fortes na hora. Apenas lave a sua lixeira como se fosse lavar qualquer louça, ou seja, usando esponja úmida e detergente de louça. O detergente limpa e ajuda a prevenir o cheiro ruim.

7. Use filtro de carvão ativado

Em lojas de produtos de limpeza ou em algumas lojas de materiais ecológicos você encontra filtros feitos à base de carvão ativado. Eles vêm em placas pretas que se parecem com esponjas. Você pode recortar um pedaço do tamanho da parte interna da tampa da sua lixeira para encaixar.

Então, faça furinhos na tampa para que o ar possa sair, mas filtrado pelo carvão ativado que neutraliza o mau cheiro. É uma ótima solução, e dura bastante tempo. Só precisa deixar o filtro secando ao sol de vez em quando, sem lavá-lo.

Publicidade
Como tirar tinta do cabelo em casa

Como tirar tinta do cabelo em casa: 3 dicas para desbotar a cor mais rápido

avó pediu para amamentar o neto

Avó pede para amamentar neto e deixa mãe indignada