como evitar bicho no arroz cru
Crédito: Freepik
em

Como evitar bicho no arroz cru: veja essas dicas de armazenamento

A forma como você guarda o arroz e outros grãos é bem importante para prevenir os carunchos

Já aconteceu de você pegar o pacote de arroz para cozinhar e perceber que não tinha só arroz lá dentro? Os carunchos do arroz e de outros grãos ensacados são comuns, porém nada agradáveis. Então, veja quais são as principais dicas para evitar bicho no arroz cru.

Tire do pacote e coloque em um frasco

Assim que chegar em casa e lavar o pacote do arroz (coisas de quarentena), pegue um frasco de vidro ou de plástico (de preferência de vidro), com tampa que fique muito bem fechada, e armazene todo o arroz lá dentro. Nesses frascos os grãos ficam mais protegidos contra os bichinhos e suas larvinhas, diferente dos sacos, que eles conseguem penetrar.

Os frascos devem estar bem limpos

Seguindo a dica anterior, antes de colocar o arroz no frasco, é muito importante deixá-lo bem limpo, pois alguns bichinhos e seus ovos são tão pequenos que você não consegue enxergar. Então, faça uma boa limpeza no frasco e na tampa, por dentro e por fora, usando água e detergente mesmo. Se quiser, pode escaldar com água bem quente para garantir, desde que o frasco não vá entortar ou quebrar.

Limpe os armários periodicamente

Pelo menos uma vez por mês, faça também uma limpeza geral dentro dos armários ou da despensa onde você guarda os mantimentos. Retire tudo e limpe muito bem, seja com álcool 70%, com vinagre de álcool ou com água morna misturada em um pouco de detergente.

Seque bem (ou deixe tudo aberto para secar por completo) e só depois volte a colocar os mantimentos. Não guarde nada nas prateleiras ainda úmidas, pois também podem surgir bichinhos dos mofos.

Deixe cravos-da-índia nos armários

Essa é uma dica para fazer depois de todas as outras acima, com os frascos e armários bem limpos. Depois que tudo estiver no lugar, espalhe alguns cravinhos pelos armários, em volta dos frascos. O cheiro forte do cravo serve como repelente para alguns insetos, ajudando a proteger a comida armazenada.

Cuidado com a validade do arroz

Você costuma verificar a validade do pacote de arroz (e de qualquer outro alimento) antes de comprar? Se estiver vencido, pode ser que os bichinhos já estejam lá dentro e você só vai descobrir quando abrir o pacote para usar.

Além disso, quando for preparar os frascos para armazenar o arroz e outros grãos, coloque uma etiqueta nos frascos com a data de validade dos pacotes. Assim, não corre o risco de deixar passar do prazo, pois nesse caso os carunchos podem aparecer mesmo estando em um frasco bem fechado.

vaso de xaxim foi proibido substituir

O vaso de xaxim está proibido: veja 4 alternativas naturais para plantar

o que não ter na casa de pessoas com rinite alérgica

6 Itens para não ter em casa se tem rinite alérgica