Menu

Estudo sugere que água não é a melhor bebida para hidratação

Não é para deixar de consumir bastante água todos os dias, mas é bom saber sobre isso.

Foto: Freepik

Publicidade

Quando falamos em hidratação, a primeira coisa que nos vem à mente é água. Mas, será mesmo que a água é a melhor bebida para hidratação do corpo?

Parece óbvio que a água seja a melhor bebida para manter o organismo hidratado, assim como é essencial para animais, plantas e quase todos os seres vivos.

Porém, um estudo de 2016, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition sugere que a água não é a melhor bebida para hidratação em termos de equilíbrio de fluidos corporais a longo prazo.

Veja também: Musculação reduz hipertensão, mostra estudo

Qual é a melhor bebida para hidratação do corpo?

Segundo os pesquisadores, a melhor bebida para hidratação do corpo humano é o leite, seja ele integral ou desnatado. Isso se deve ao teor de água inerente à bebida.

Publicidade

Para compreender essa resposta que acaba de deixar muita gente chocada, é preciso compreender que a hidratação do corpo humano não é definida apenas pelo equilíbrio de fluidos, mas também pela retenção de líquidos.

Isso significa que os benefícios do leite não são perdidos tão rapidamente quanto os da água, que é mais rapidamente eliminada na urina.

Nutrientes do leite como a gordura, a lactose (açúcar) e sódio (sal) contribuem para sua capacidade de permanecer no corpo por mais tempo, proporcionando mais hidratação.

Os autores do estudo, da Escola de Medicina da Universidade de St. Andrews, na Escócia, realizaram testes para desenvolver um índice de hidratação da bebida.

Publicidade

Quase 90 pessoas participaram do estudo, e os efeitos hidratantes do leite não foram a única surpresa observada nos resultados. Eles também perceberam que o suco de laranja é bastante útil na hidratação.

Então, como resultado, o leite e o suco de laranja natural se mostraram mais hidratantes do que a água pura, com melhores medições até quatro horas após o consumo.

“Este estudo nos diz muito do que já sabíamos”, observou a nutricionista Melissa Majumdar à CNN Health. “Eletrólitos – como sódio e potássio – contribuem para uma melhor hidratação, enquanto as calorias das bebidas resultam em esvaziamento gástrico mais lento e, portanto, liberação mais lenta da micção”.

Publicidade

Veja também: 6 Alimentos para fortalecer o sistema imunológico das crianças

Sair da versão mobile