câncer de pele

Dados mostram quantos novos casos de câncer existirão no Brasil até 2019

De acordo com instituto, 1,2 milhão de novos casos de câncer surgirão no país.

Publicidade

O Instituo Nacional do Câncer, o Inca, realizou uma pesquisa que aponta dados preocupantes: entre 2018 e 2019 devem aparecer no Brasil 1,2 milhão de casos novos de câncer. Para 2018 espera-se que em torno de 582 mil novos diagnósticos da doença sejam realizados, com uma estimativa de 300 mil nos homens e 282 mil nas mulheres.

A mesma pesquisa revela que três de dez casos de câncer se originam do estilo de vida dos pacientes. Há um alerta para que hábitos prejudiciais como sedentarismo, alcoolismo, fumo e exposição excessiva ao sol sejam revistos, já que aumentam as chances do surgimento da doença.

Casos mais comuns

O Brasil, aliás, tem o câncer de pele não melanoma como o mais recorrente. Há, no entanto, um crescimento considerável de câncer de mama nas mulheres e de próstata nos homens. Outros tipos de câncer têm surgido com mais frequência, relacionados a estilo de vida, como o de pulmão e o de intestino.

É preciso, portanto, estar atento a sua saúde. Mesmo que o câncer de pele não melanoma seja menos letal, ele é perigoso. Assim como também são o de esôfago, o de pulmão, o de cólo de útero, o de estômago, entre outros, que se encontram entre os mais recorrentes na população brasileira.

Publicidade

De acordo com médicos e especialistas, é possível evitar o surgimento de um terço dos tipos de câncer. A prevenção se baseia justamente na mudança de hábitos, que deve iniciar o mais cedo possível. Aconselha-se que as pessoas evitem o cigarro e o álcool, por exemplo. Uma alimentação saudável também é importante, pois evita outros problemas, como a obesidade.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico.

Fonte: Inca

PODE GOSTAR TAMBÉM