Às vezes acontece um estalo no joelho ao se levantar, agachar ou subir escadas. Se é esporádico e não causa dor nem inchaço, não há com o que se preocupar. Pode ser apenas um escape de vácuo na região do joelho.
Mas essa não é a única causa, e o estalo no joelho pode sim estar relacionado a algum problema que merece atenção médica. Veja quais são as principais causas do estalo no joelho.
Desalinhamento corporal
Quando a estrutura óssea do corpo está desalinhada, ainda que muito pouco, pode ocorrer um desequilíbrio nas articulações e é isso que vai levar aos estalos.
Mesmo se não for tão frequente, mas se estiver causando desconforto, é bom procurar um ortopedista ou um fisioterapeuta para avaliar a postura e as articulações.
Se for necessário, o profissional pode recomendar um realinhamento, que pode ser feito por um quiropraxista com técnicas de pressão nos locais desalinhados, pode começar a fazer RPG (Reeducação Postural Global), pilates ou natação, sempre com acompanhamento profissional.
Excesso de peso
Os joelhos sofrem uma grande pressão quando o corpo está acima do peso, pois eles suportam todo o tronco. Logo, podem começar os estalos, assim como dores ao fazer qualquer tipo de esforço que gere sobrecarga nos joelhos.
Emagrecer é a resposta para aliviar essa dor, mas é importante ir ao médico para ter certeza de que é esse mesmo o motivo da dor, pois pode ser outra coisa. Enquanto isso, os exercícios de baixo impacto são os melhores aliados.
Artrose no joelho
Quanto antes ir ao médico para fazer um tratamento paliativo, melhor. A artrose não tem cura, mas os tratamentos visam preservar ao máximo a cartilagem desgastada, aliviar a dor, a tensão e devolver os movimentos.
Crepitação
Diferente do estalo, a crepitação é a sensação de que tem areia nas articulações dos joelhos. Podem ocorrer estalos também, mas é importante notar essa sensação e o barulhinho tipo areia, pois é um sinal de amolecimento e enrugamento da cartilagem da rótula, aquela parte redondinha da frente do joelho.

