em

Como fazer seu próprio espaço de orações em casa

Ter um espaço de orações em casa permite o exercício da espiritualidade em um ambiente íntimo e acolhedor.
espaço de orações em casa
Crédito: Pixabay

Independente da crença de cada um, é importante agradecer pelas conquistas diárias e pelo aprendizado com os erros. Ter um espaço de orações em casa é uma forma de tornar esse momento de reflexão e reza mais particular, além da possibilidade de personalizar o local como quiser.

O segredo para criar esse cantinho de meditação é harmonizar com a decoração da casa e não deixar o ambiente carregado, com excesso de objetos sagrados, livros e demais itens. Afinal, se a ideia é meditar e tirar um minuto do dia para se conectar com o lado espiritual, mais vale o simples do que exagero.

Aqui você encontra:

Espaço de orações em casa simples

Velas ajudam a compor o espaço de orações
Crédito: Pixabay

A opção mais adotada por quem deseja ter um oratório particular é a mais simples, como uma mesa com os artigos religiosos ou uma prateleira no canto da parede.

Mesa de apoio

Uma mesinha de madeira, esteja ela em um lugar movimentado da casa ou no quarto, é suficiente para começar a montar seu espaço de orações. Basta colocar uma bela toalha de sua preferência e dispor as imagens e artigos religiosos, além de livros sagrados ou de estudos, acessórios como terços, rosários e água benta, flores e oferendas.

Não se esqueça de reservar um cantinho para as velas e incensos, tomando cuidado para que não fiquem muito próximos de papeis ou de artigos inflamáveis.

Canto de oração

Se quiser otimizar ainda mais o espaço de orações em casa, monte um oratório em uma prateleira parafusada ou até em uma divisão do armário da sala ou do quarto que não fique fechado. Nesse caso, será preciso tomar ainda mais cuidado com as velas e com incensos.

Priorize imagens pequenas, assim como vasinhos, e deixe os livros guardados em outro lugar para não carregar demais o ambiente. Você pode, inclusive, colar “santinhos” na parede e no armário, deixando o suporte apenas para os objetos, velas, flores e porta-retratos.

Espaço de orações artesanal

Criatividade ao montar o espaço de orações
Crédito: Pixabay

Essa opção é aquela na qual você pode colocar a criatividade para funcionar. Escolha um local dentro de casa no qual você se sente confortável e em paz. Pode ser um cômodo com significado especial, como a cozinha, onde a família se reúne e compartilha o pão, ou o quarto, onde você está sozinho e pode relaxar.

As casinhas de madeira são as opções mais populares. São pequenas janelinhas abertas, na qual seu santo de devoção é colocado no meio, e que podem ser personalizadas como bem entender.

Fitas, flores, medalhas, pedras, cristais, moedas, fotos e miçangas podem ser usadas para dar um toque especial à sua casinha de madeira. Ela pode ser pendurada em um canto especial ou colocada em uma mesa, junto de livros sagrados, de estátuas, de imagens, de velas, de incensos e de oferendas.

E essas casinhas não precisam necessariamente ser de madeira. Produtos recicláveis, como garrafas pet, latas de atum, caixas e potes de vidro, também dão lindos oratórios, desde que você saiba trabalhar a criatividade.

Capelinha como espaço de orações em casa

Se a ideia é criar um espaço maior para dispor os artigos religiosos, velas, incensos, flores e oferendas a vontade, uma capelinha é a melhor solução. O espaço de orações em casa pode ficar no quintal ou na varanda, desde que o local comporte o tamanho do oratório. Se for pequena, pode ser feita em alvenaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
madre teresa de calcutá
Conheça as frases e ensinamentos de Madre Teresa de Calcutá
como descascar pinhão
Como descascar pinhão? É mais fácil do que imagina!