Menu

Escola congela merenda não servida e doa para alunos carentes

A iniciativa dá aos alunos que precisam uma refeição saudável no final de semana

Crédito: WSBT 22

Publicidade

A escola Woodland Elementary, localizada em Elkhart, Indiana, tem encontrado soluções interessantes para ajudar seus alunos mais necessitados. Participando ativamente da comunidade e com a participação da comunidade dentro da escola, ela iniciou um projeto de reaproveitamento dos alimentos da cantina.

Por muito tempo, se via bastante comida sendo perdida, dada a quantidade produzida ser maior do que a demandada, na hora do almoço. Em parceria com uma ONG local, a escola passou a congelar a merenda e doar para alunos que não tinham muitas condições financeiras.

Além de ser excelente para os alunos, também é importante para os outros estudantes, como via de conscientização, para os trabalhadores locais, que se sentem parte de algo maior e para a comunidade, ajudando suas crianças. Veja mais detalhes da história.

Escola congela merenda não servida e doa para alunos

Crédito: WSBT 22

Nos Estados Unidos, as aulas começam às 8 horas da manhã e terminam às 16 horas. Por isso, o almoço é servido na própria escola. Normalmente é um lanche mais reforçado, diferente do que se está acostumado no Brasil, mas sempre com boas opções de alimentos.

Publicidade

Entre as opções do cardápio estão, por exemplo, tacos com carne moída, cachorro-quente com pão integral (o deles é com linguiça e não salsicha, como a nossa), diversos vegetais e frutas disponíveis. Para café da manhã, panquecas, cereal, leite, suco, iogurtes, pão de mel, sanduíches de ovo, presunto e queijo e muitas outras opções.

O preço do almoço é de 3,25 dólares, mas tem a opção social que é de 0,40 centavos de dólar, para as crianças que não puderem pagar o valor integral, já definido no ato da matrícula. Para eles, o café da manhã sai a 0,30 centavos de dólar.

As cantinas preparam toda a comida, mas nem tudo é consumido, gerando um grande desperdício de alimentos, o que é uma pena, pois muitos dos alunos que frequentam as escolas públicas nos EUA não têm boas condições financeiras.

Muitas dessas crianças se alimentam exclusivamente na escola, por serem de muito baixa renda, ficando o resto do dia sem uma alimentação adequada. Elas chegam com muita fome no café da manhã e nos finais de semana, nem sempre têm o que comer. Foi pensando nisso que essa escola firmou a parceria e começou a congelar os alimentos não servidos da semana.

Publicidade

A ONG Cultivate, de acordo com a matéria veiculada no jornal da rede WSBT, coleta os alimentos que não foram servidos e congela, três vezes na semana, fazendo bandejas individuais. Atualmente, essas bandejas são entregues para 20 alunos carentes, que levam, toda sexta-feira, oito refeições para o final de semana.

Em entrevista para o jornal, a líder da câmara de comércio local, que ajudou a iniciar o projeto junto à ONG, Melissa Ramey, afirmou que essa medida “está causando um grande impacto. É de partir o coração ouvir que as crianças vão para casa nos fins de semana e não têm nada para comer”.

A escola promove também a doação de alimentos, para que, nas férias, se possa fazer ao menos o almoço para os alunos que não têm condições de se manter sozinhos.

Publicidade

Na primeira página do site da escola, há um ensinamento que condiz bem com a filosofia e realidade dela, buscando motivar seus alunos, mas mostrando à comunidade o que é realmente o sucesso:

Sucesso não é ter troféus ou brinquedos.
Não é uma medalha ou amigos de sua escolha.
O que é sucesso? Isso é fácil de ver.
É estar tentando ser o melhor que você pode ser!
Não se preocupe com o que os outros possam ter ou possam dizer.
Ao tentar o seu melhor, o sucesso vem até você.

Sair da versão mobile