como cuidar da erva-da-fortuna
Crédito: Wikimedia Commons
em

Dicas de cultivo da Erva-da-fortuna

Essa planta fica linda em vasos ou como forração de jardins. Veja como cuidar dela

Pode ser que conheça essa planta como erva-da-fortuna, dinheiro-em-penca, tostão ou dinheirinho-verde. Todos esses nomes se referem à Callisia repens, uma linda planta herbácea, que pode ser pendente ou usada para forração de jardins, nativa da América Tropical e bem fácil de cultivar.

Em vasos ou no chão

Essa planta é rasteira, e por isso fica linda se você plantar no chão do seu quintal para preencher os canteiros. Mas, se quiser plantar em vasos, ela vai se tornar uma pendente com uma bonita cascata bem volumosa, mais ou menos com 15 centímetros de comprimento ou até mais, conforme for cuidada.

Luminosidade

Crédito: Reprodução Instagram @lar_e_jardim_ana

Essa planta gosta de meia sombra ou de sol pleno. Se cultivada à meia sombra, suas folhas vão ficar bem verdinhas. Se cultivada ao sol pleno, as folhas ficam mais avermelhadas. Se na região em que você mora faz muito calor, é melhor deixá-la à meia sombra, pois suas folhas podem ressecar com o excesso de calor.

Regas

As regas devem ser moderadas. Regue quando perceber que a parte superior da terra já está seca. Então, dê água até começar a sair pelos furinhos no fundo do vaso.

Terra para plantio

Crédito: The Belmont Rooster

A erva-da-fortuna gosta de uma terra rica em matéria orgânica, ou seja, uma mistura de terra vegetal com esterco curtido ou húmus de minhoca. Se for uma terra muito argilosa, misture também um pouco de areia de construção para facilitar a passagem da água e das raízes pela terra.

Adubação

De duas a três vezes ao ano você pode adubar a planta com um pouco de esterco ou húmus de minhoca misturados em um pouco de areia. Misture tudo isso à terra em que a planta estiver. Esses adubos naturais são melhores do que os químicos, principalmente porque não queimam a planta caso você coloque mais do que deveria.

Podas

Crédito: Reprodução Instagram @lar_e_jardim_ana

A erva-da-fortuna cresce bem rápido. Se estiver no chão no quintal, pode ser necessário fazer podas de condução para evitar que ela invada áreas que não deve ir. No vasos, pode acontecer de ela secar na parte de cima e ficar com folhas só na parte pendente. Nesse caso, faça uma poda das partes secas e depois replante.

Reprodução

É muito fácil fazer novas mudas dessa planta. Basta cortar um raminho saudável e colocar sobre a terra. Nem precisa enterrar. Coloque sobre a mistura de plantio recomendada anteriormente, regue e aguarde ela pegar raiz.

hábitos de amigos para a vida

8 Hábitos de amigos que levam a amizade para toda a vida

Mulher descobre foto do filho pequeno em possível golpe na internet

Mulher descobre foto do filho pequeno em possível golpe na internet