Erros NÃO cometer na hora da faxina
Crédito: Freepik
em

6 Erros que você NÃO pode cometer na hora da faxina

Às vezes querendo limpar você estraga alguma coisa? Ou nunca acha que fica limpo do jeito certo?

Por mais que você saiba muito bem como limpar sua casa, existem alguns erros graves que muitas vezes são esquecidos. Assim, a higienização pode ser comprometida, ou pior, você pode acabar danificando pisos e o mobiliário. Veja então quais são e não cometa mais esses erros.

Pano de limpeza

Cada tipo de cômodo deve ter seu próprio pano de limpeza. Ou seja, o que é utilizado na sala é só para lá, outro para os quartos, outro para banheiros e alguns para a cozinha. Assim, você evita contaminar outras partes da casa com germes específicos de cada região.

Produtos químicos

Produtos de limpeza multiuso e desinfetantes devem ser usados com cautela. Isso porque eles visam eliminar os germes, mas acabam deixando somente os mais resistentes, que se multiplicam e podem causar problemas. Então use principalmente no banheiro e cozinha, deixando agir sempre por pelo menos 10 minutos.

Esponja de aço

Por mais que ela dê brilho no momento da limpeza, com o tempo ela acaba riscando e danificando os metais, deixando-os opacos e sem vida. Então, deixe a esponja de aço fora da faxina! Se quiser dar brilho, abuse do bicarbonato e vinagre.

Sabão em pó

No Brasil se tem o costume de lavar o chão com sabão em pó, daquele mais baratinho mesmo. Só que ninguém te contou que ele é super corrosivo para pisos frios, não foi? Então use-o somente para lavar roupas mesmo. No piso, use produtos específicos para isso.

Como limpar piso de cozinha: 7 dicas para facilitar

Varrer e passar pano

Ao passar a vassoura no chão, você consegue empurrar parte da sujeira, porém uma boa quantidade acaba ficando suspensa no ar. Consequentemente, ela irá descer depois que você passar pano e sujar tudo novamente. O ideal é passar o aspirador de pó ou então fazer a varrição úmida, que nada mais é do que “varrer” com um pano molhado, retirando o excesso.

Encerar

Para quem tem pisos de madeira, evite usar cera com frequência, pois ela pode formar uma camada mais difícil de limpar e até mesmo manchar o piso. O mesmo vale para as “ceras” de piso frio, super fáceis de guardar aquela marca de pé para o resto da existência.

Qual desses erros você já cometeu alguma vez? Compartilhe outros que também devem ser evitados!

Papagaio foge de casa e volta 4 anos depois falando espanhol

Papagaio foge de casa e volta 4 anos depois falando espanhol

Bebê sorri pela primeira vez para futura mãe e emociona o mundo

Bebê sorri pela primeira vez para futura mãe e emociona o mundo