Erros na hora de organizar a casa
Crédito: Freepik
em

7 Erros na hora de organizar a casa

É muito satisfatório viver em um ambiente prático, limpo e organizado. Mas, para conseguir isso, deve evitar esses erros comuns

Publicidade

Para organizar a casa de forma eficiente e duradoura é preciso fazer um planejamento antes de começar. Pense com antecedência sobre o que precisa ser organizado, como isso será feito, o que vai precisar comprar pra ajudar na organização e o que vai fazer com as coisas que não está usando. Por outro lado, veja quais são os principais erros na hora de organizar a casa para evitá-los quando começar esse processo no seu lar.

1. Não se planejar

Se você não se planejar antes de começar a organizar um cômodo da casa, vai demorar mais, além de colocar certos objetos em lugares provisórios, tendo que mexer em tudo de novo depois. Sem planejamento vai ser uma organização interminável.

Então, sente-se e coloque no papel cada cômodo que precisa organizar, liste quantas caixas organizadoras vai precisar comprar e onde vai colocar o que tirar de cada cômodo.

2. Não se desfazer de nada

Com o tempo, todo mundo acumula em casa objetos inúteis. Organizar não é só colocar as coisas para dentro de um armário onde vão ficar escondidas. Organizar é olhar tudo o que você tem e separar o que usa do que não usa, o que está bom e o está estragado que deve ir para o lixo. É doar ou vender o que não está usando há meses ou anos. Se desfazer de coisas inúteis é abrir espaço para coisas úteis ou só para deixar o ambiente mais espaçoso mesmo.

Publicidade

3. Não separar os objetos por categorias

Tirar de um cômodo as coisas que não está usando e colocá-las em outro cômodo, todas bagunçadas, não é organizar. A organização serve para que você consiga encontrar o que procura com rapidez e praticidade. Então, quando começar a organizar objetos, separe-os por categorias e coloque uma etiqueta em cada caixa organizadora ou pacote, identificando o que tem lá dentro.

4. Deixar caixas abertas e sem proteção

Outra dica com relação às caixas e pacotes organizadores é deixá-los bem fechados. Quando for guardar as caixas no lugar planejado, coloque saquinhos de sílica-gel dentro de cada uma delas para evitar a umidade e o bolor. Depois, feche-as bem para evitar que insetos entrem e estraguem suas coisas ou façam ninhos.

5. Não deixar as coisas úteis visíveis

Mais do que saber armazenar o que você não está usando com frequência, precisa saber guardar as coisas mais úteis em lugares de fácil acesso, onde consiga visualizar com facilidade para pegar quando precisar. Por isso que é importante determinar um lugar próprio para cada coisa ou grupo de coisas, evitando que fiquem escondidos por trás de outros objetos.

Publicidade

6. Ter um quarto de bagunça

O famoso quartinho da bagunça é uma resposta à procrastinação. É lá que você vai colocando o que não quer organizar na hora, mas quando percebe mal consegue abrir a porta para entrar. Então, evite o quartinho da bagunça. É preferível transformá-lo no seu depósito organizado com armários, prateleiras e caixas organizadoras, nem nunca deixar virar bagunça.

7. Organizar uma vez por ano

A organização da casa não pode ser feita apenas uma vez por ano. Organizar também é manter no lugar certo o que foi arrumado. Então, é uma tarefa diária, colocando de volta o que foi tirado do lugar, sem deixar para depois. Assim, você nunca terá um grande trabalho para organizar suas coisas e, por consequência, nunca vai deixar a bagunça se formar de novo.

Como identificar a bipolaridade

Como identificar a bipolaridade: sintomas e quando ir ao médico

Coisas que toda filha precisa da sua mãe

7 Coisas que toda filha precisa da sua mãe