erros ao fazer bolo
Crédito: Freepik
em

10 Erros na hora de fazer bolo: descubra como deixar seus bolos perfeitos

Seu bolo dá errado, e você não sabe onde está o erro? Veja essa lista e descubra

Fazer bolo é uma terapia. Mas essa sensação boa, de orgulho e prazer, só acontece quando o seu bolo sai do forno lindo e delicioso. Se você ainda não consegue esse resultado em todas as suas receitas, veja a seguir quais são os possíveis erros que você está cometendo, e aprenda a evitá-los.

1. Colocar a massa no forno frio

Se você se esquece de colocar o forno para aquecer enquanto faz a massa, ou não coloca porque acha que não precisa, saiba que esse pode ser o motivo de o seu bolo murchar quando sai do forno.

Quando o fermento entra no forno, precisa encontrar lá dentro a temperatura adequada para começar a agir. Então, respeite a instrução da receita, e preaqueça o forno antes de colocar a massa para assar.

2. Abrir o forno antes da hora

Assim como faz toda a diferença deixar o forno na temperatura adequada antes de botar a massa para assar, também é muito importante manter o forno fechado até que a massa cresça e fique firme, e isso leva pelo menos 25 minutos. Se abrir o forno antes de disso, você vai atrapalhar o crescimento da massa, e ela vai murchar.

3. Usar uma forma muito grande

Se você fizer uma receita de bolo que pede uma forma de 25 centímetros de diâmetro, e usar uma de 45 centímetros, vai ser pouca massa para muita forma. A massa não vai ter apoio para crescer, então o seu bolo vai ficar bem baixinho.

4. Usar fermento fora da validade

Fermento vencido deixa de fazer efeito. Antes de preparar seu bolo, verifique a validade do fermento. Se estiver vencido, nem gaste ingredientes, pois é alto o risco de a massa não crescer.

5. Forno mais quente do que o necessário

Se você estiver com pressa para que o seu bolo cozinhe rápido, saiba que não adianta aumentar a temperatura do forno. O que vai acontecer é que a massa vai assar por fora e ficar crua por dentro. Verifique o tempo de cozimento na receita, e só faça o bolo se tiver esse tempo para esperar ficar pronto, ou reduza a receita pela metade, escolhendo uma forma menor.

6. Fermento na quantidade errada

Assim como não dá para usar fermento vencido, também não pode colocar fermento em maior quantidade pensando que o bolo vai crescer mais. Se fizer isso, a sua massa pode ficar dura e esfarelenta. E se você não tiver fermento o bastante, tente reduzir o tamanho da massa, na proporção adequada de cada ingrediente, para que ela cresça o suficiente.

7. Adicionar ingredientes gelados

Você já viu que muitas receitas de bolo pedem para usar ovos, leite e manteiga na temperatura ambiente? Se a sua receita pedir isso, respeite. Do contrário, os ingredientes gelados poderão atrapalhar ação do fermento, e seu bolo não vai crescer.

8. Farinha de trigo em excesso

Quanto mais farinha de trigo você puser no seu bolo, mais pesado ele vai ficar. Da mesma forma, se você bater a massa por mais tempo do que recomenda a receita, o trigo vai formar muito glúten e a massa vai ficar pesada. Com isso, seu bolo poderá ficar duro ou não crescer.

9. Substituir óleo por manteiga

Tanto a manteiga quanto o óleo são a gordura que a massa precisa. Mas, se você fizer um bolo para ficar na geladeira, é melhor não substituir o óleo por manteiga, pois a manteiga vai deixar a massa ressecada e endurecida na geladeira.

Porém, quando você faz uma massa de bolo para rechear, geralmente a receita pede manteiga, pois a massa vai ficar mais firme. Nesse caso, se o bolo precisar ficar na geladeira, umedeça a massa com água, suco de fruta ou leite antes de colocar o recheio.

10. Não untar a forma

Untar a forma com óleo, manteiga ou margarina, e depois enfarinhar com uma camada de trigo, de açúcar ou de chocolate em pó é uma etapa necessária para evitar que a sua massa grude da forma. Se o seu bolo nunca sai inteiro na hora de desenformar, pode ser esse o problema.

Se mesmo fazendo isso, a sua massa gruda, experimente colocar uma folha de papel-manteiga sobre a forma untada, e untar a folha também. Ou, unte e enfarinhe a forma, e deixe na geladeira por 5 minutos, depois coloque a massa dentro e leve ao forno.

Veja também: como fazer um bolo com efeito zebrado (massas mescladas)

tem como evitar menopausa precoce

Tem como prevenir a menopausa precoce?

policial faz roda de leitura na bahia

Policial faz roda de leitura com crianças que visitam o posto da PM