em

Não cometa mais erros na hora de conservar alimentos

Neste artigo iremos partilhar com você 6 dicas para conservar os alimentos, de forma correta! Saiba que tanto o seu regime alimentar, como a forma de guardar os produtos são importantes!

Manter os alimentos bem conservados é muito fácil, e você vai economizar sem desperdiçar! Mesmo que nem todo o mundo pense nisto, é muito bom evitar que os alimentos sejam desperdiçados! Contudo, muitas pessoas não os sabem conservar adequadamente, seja por causa de hábitos ruins ou descuidos pontuais. O resultado é o possível impacto negativo na saúde.

Por isso, convém refletir bem e por em prática formas de conservar os alimentos com segurança. Vamos, portanto, dar destaque aos erros mais comuns na hora de conservar produtos alimentares e algumas soluções para os mesmos:

1. O método de descongelamento

Congelar alimentos é uma forma bem adequada de dar vida mais longa a alimentos cozidos ou crus. A questão torna-se mais complicada quando é para descongelá-los. Algumas pessoas têm o hábito de removê-los do congelador pouco antes do consumo e deitá-los em água a ferver ou no fogo, de maneira a que o gelo derreta mais facilmente. Contudo, este é um erro sério, que pode causar intoxicações e dificuldades digestivas.

O problema resolve-se se optar por colocar o alimento na zona mais baixa da geladeira, de um dia para o outro.

2. Confiar no olfato

A maior parte das pessoas pensa que, se o alimento não cheira mal, o seu consumo é seguro. Todavia, certo é que nem todos os produtos alimentares emanam odor ruim quando estão estragados. Isto por que o congelamento bloqueia muitos cheiros.

O melhor que tem a fazer é usar o alimento dentro de quatro ou cinco dias, no máximo. No caso de ser peixe pode prepará-lo dentro de dois dias, não mais.

3. Tempo excessivo em temperatura ambiente

Jogar com o tempo é importante para conservar os alimentos. Ao estarem em temperatura ambiente, as bactérias começam a atuar e atacam os alimentos. É o motivo pelo qual, algumas vezes, eles soltam cheiros ruins e começam a degradar-se.

Por isso, convém que armazene na geladeira os restos das refeições, mas só depois de terem esfriado.

4. Juntar alimentos cozidos com crus

Não caia no erro de querer usar todo o espaço da geladeira, sem pensar na segurança alimentar. Nunca junte comida cozida com alimentos crus. Se o fizer pode estar acarretando prejuízos para a sua saúde. É chamada a contaminação cruzada direta – contaminação muito típica nas cozinhas.

Pense que deve conservar os produtos cozidos na prateleira de cima da geladeira, vigiando um possível gotejamento. Por outro lado, os crus poderão ficar na prateleira mais baixa, embalados em recipientes herméticos e sacos protetores.

Ter a geladeira limpa é também crucial para que a sua comida esteja apropriada a ser consumida. Pode usar vinagre ou outras opções antibacterianas para desinfetá-la.

5. A validade dos ovos

Já é possível saber a data de validade de ovos, pois cada vez mais as empresas dessa área estão a colocá-la neles. Assim, é mais fácil para o consumidor saber se estão aptos ao consumo seguro. Contudo, ainda não são todos os ovos que vêm com esse pormenor importante.

Para orientá-lo, saiba que, na geladeira, os ovos não devem estar mais de três meses. Caso tenham sido cozidos, não os guarde por mais de sete dias.

6. Alimentos sem rótulo

Até pode não achar, mas ter rótulos nos alimentos é bom para a sua segurança e manutenção. Nem sempre você se lembra de quando os guardou e fica sem saber se a sua validade está acabando ou não.

Opte por colocar uma etiqueta ou fita com o nome do alimento e a data em que foi armazenado. Assim, será mais fácil saber quando a sua comida está correndo o risco de se estragar.

Com estas seis dicas bem úteis, você nunca mais vai poder errar quando o assunto é manter os seus alimentos seguros e bem conservados. Caso contrário, lembre-se que é a sua saúde que pode estar em risco.

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Garotinho é preso pela Polícia Federal no Flamengo, na Zona Sul do Rio
8 alimentos comuns e bem tóxicos que deve evitar!