Menu

7 Erros para evitar na hora de pintar a casa

Esse processo pode ser divertido quando é bem planejado. Do contrário, pode causar prejuízos

Crédito: Freepik

Publicidade

É possível pintar algumas partes da casa sem ter conhecimento técnico no assunto. Mas ainda assim é bom pesquisar sobre o processo para evitar erros e até mesmo acidentes, caso esteja pensando em pintar uma casa com paredes muito altas. Antes de iniciar, veja essas dicas sobre os erros que você deve evitar na hora de pintar a casa.

1. Usar equipamentos inadequados

Não basta comprar uma lata de tinta, um rolo e começar. Pintar paredes exige mais do que isso. Dependendo do acabamento desejado, você precisa de rolo grande e pequeno, além de uma trincha (um tipo de pincel para paredes) com as cerdas adequadas para dar acabamento aos cantos e garantir um bom resultado. A qualidade e a escolha dos materiais certos faz o trabalho ser mais eficiente e caprichado.

2. Pintar paredes muito altas sem o devido cuidado

Se a sua ideia for pintar uma parede alta, o cuidado deve ser redobrado. Nem pense em apenas subir numa escada qualquer e começar a pintar, pois o risco de sofrer uma queda é grande. Para pintar as paredes mais altas ou o exterior da casa, vale a pena contratar um profissional.

3. Escolher cores vibrantes por impulso

Você está querendo uma parede bem vibrante para um dos cômodos? Mas será que realmente vai gostar do resultado ou é uma escolha baseada no seu bom humor atual e na vontade de fazer uma mudança radical?

Publicidade

É claro que essa transformação pode dar certo, ficar linda e não enjoar. Mas procure ver fotos de ambientes com paredes em cores vibrantes para imaginar como vai ficar essa parede no seu ambiente e no seu dia a dia.

4. Não testar a cor antes de aplicar em tudo

O teste de cor da tinta na parede é bem importante. A cor que está na lata pode ficar diferente na sua parede. Aí, se você começar a pintar uma grande área e não gostar, terá um trabalho redobrado e um desperdício de dinheiro e materiais.

Antes de pintar a parede toda, escolha algumas tonalidades que gosta e pinte partes da parede, pelo menos de 60×60 centímetros. Deixe as cores ali por um dia todo para analisar como elas ficam com as mudanças de iluminação do dia e da noite.

5. Não preparar as paredes antes de pintar

Antes de pintar uma parede, você deve prepará-la, ou seja, limpá-la com água morna e detergente, deixar secar, depois lixar e tirar a poeira do lixamento para nivelar a superfície. Se houver tinta descascando, precisa remover essa tinta velha primeiro. Se houver rachaduras, precisa consertá-las primeiro. Se tiver manchas de umidade, precisa buscar e resolver a causa da umidade, além de aplicar uma proteção contra umidade antes da tinta.

Publicidade

6. Não proteger as áreas que não serão pintadas

Quando for preparar a parede, já pode esticar uma grande lona por todo o piso, usar fita de pintor para proteger os batentes das portas e janelas, remover as tomadas e interruptores para que não fiquem manchados.

7. Pintar só de cima para baixo

Até mesmo a posição na qual você aplica o rolo ou o pincel faz diferença no resultado. O ideal é pintar na forma de um W, depois preencher essa forma com um quadrado, recarregar a tinta e recomeçar. Cada forma dessas deve ter cerca de 30 centímetros. Fazendo isso, você consegue uma parede limpa e lisa, com acabamento profissional.

Veja também: Como pintar vaso de barro: 7 ideias para customizar e decorar

Publicidade
Sair da versão mobile