Menu

10 Erros que podem encarecer qualquer obra

É quase impossível não sair do orçamento durando uma reforma, mas alguns gastos podem ser evitados

Crédito: Freepik

Publicidade

Construir ou reformar sua casa pode ser mais complicado do que você imagina. Isso porque muito provavelmente algumas coisas não vão sair como esperado. Mas para reduzir as chances de gastar além da conta, você precisa evitar alguns erros. Veja quais são.

Pensar em decoração antes de tudo

Siga a ordem natural das coisas. Não adianta sonhar com coisas irrealizáveis no seu espaço, só vai desperdiçar seu tempo e energia. Faça o projeto como deve ser, do início para o final.

Colocar vontade na frente de necessidade

Aquele lustre maravilhoso ficaria perfeito sobre a mesa, mas será que é necessário agora? Deixe para comprar no final os itens mais caros e não essenciais, evitando gastar seu orçamento e deixar faltar para o que é realmente necessário.

Não escutar os profissionais contratados

Se o especialista disse que não é uma boa ideia colocar o vaso sanitário tão perto da porta para ganhar espaço, ouça… Assim, você evita retrabalho e muita dor de cabeça. Ele tem a experiência que pode te poupar bastante dinheiro.

Publicidade

Não ser flexível com o projeto

Finalmente seu projeto ficou pronto e está perfeito! Maravilha, mas não se desespere se, ao longo da obra, ele for um pouco alterado. Além disso, o tempo acertado muito provavelmente não será o tempo real da obra, então respira!

Não contratar especialistas

Infelizmente não se pode deixar de lado a burocracia e o pagamento de taxas em todo o processo. Se você não domina muito bem essa área, conte com a ajuda de um profissional, para não ter que pagar dobrado depois.

Não contar com uma reserva

Aceite, a obra vai custar mais do que o que foi orçado. Por isso, tenha sempre uma reserva de cerca de 10% a 15% do orçamento como folga. Assim, se tiver que refazer uma parede ou trocar uma fiação muito antiga, você não vai se apertar.

Morar no local da reforma

Se você está reformando sua casa, pode ser interessante alugar um cantinho para ficar durante esses meses. Isso porque, além de ser infernal estar em meio à reforma, também atrapalha o andar da carruagem.

Publicidade

Deixar o acabamento fora do projeto

Isso é quase impensável, pois alguns tipos de acabamentos precisam de uma estrutura específica, preparada antes. Mas ainda assim tem gente que deixa para escolher o acabamento no final da obra e tem que alterar coisas na sua estrutura para acomodar.

Fazer compras erradas

Comprar tudo em um único local não é uma boa ideia, pois pode perder uma boa economia, fazendo uma pesquisa de preços. Além disso, comprar a menos vai te fazer ir muito mais vezes à loja. Por outro lado, se comprar demais vai desperdiçar dinheiro e espaço para trabalhar. Então bom senso sempre.

Veja também: como pintar parede — passo a passo para renovar os ambientes

Publicidade

Economizar em itens essenciais

Tubulação, estrutura elétrica e de suporte podem até não aparecer no resultado final, mas são essenciais para o funcionamento (e segurança) da casa. Não negligencie esses itens, comprando produtos baratos.

Construir dá trabalho, é caro e cansativo, mas no final vai valer a pena. Calma, planejamento e bom diálogo (com os familiares e profissionais) são essenciais. Agora que você já sabe o que não fazer, vai lá e capricha no seu cantinho. Em alguns meses ele será um lindo e aconchegante lar para chamar de seu.

Sair da versão mobile