Erros comuns na hora de decorar o quintal
Crédito: Freepik

7 Erros comuns na hora de decorar (e usar) o quintal

Quer ter um quintal bonito e funcional na sua casa? Lembre-se dessas dicas

Publicidade

Se a sua intenção é transformar o seu quintal em um espaço bonito e agradável, que possa ser usado para momentos de lazer, precisa evitar alguns erros que trazem o efeito contrário. São erros comuns, que nem todo mundo presta atenção, pois não é especialista no assunto. Mas, depois que você tem consciência da diferença que certos cuidados fazem no resultado, passa a enxergar a decoração e o uso do quintal com outros olhos. Confira essas dicas antes de decorar o quintal.

O que não fazer na hora de decorar o quintal

1. Falta de planejamento da decoração e uso

Antes de começar a investir tempo e dinheiro para decorar seu quintal, você deve planejar o que será feito e para o que esse espaço será usado. Coloque tudo no papel, seja escrevendo ou desenhando, só para visualizar melhor e não se esquecer de nada. O planejamento é fundamental para evitar passar trabalho à toa, comprar coisas desnecessárias e se arrepender de ter feito uma coisa que vai ter que desfazer ou mudar mais tarde.

2. Não investir em iluminação

A iluminação do quintal serve para que ele fique mais bonito, seguro e também para poder usá-lo à noite. Quando não existe uma boa iluminação, você nem valoriza o espaço do seu quintal à noite. Mas, quando existe, você passa a ter vontade de usar o espaço para reuniões noturnas, pois enxerga como fica mais agradável e convidativo. Invista em uma iluminação própria para áreas externas e também com elementos criativos, como postes decorativos e cordões de luz.

3. Escolher as plantas aleatoriamente

Um quintal precisa de plantas para fazer sentido. Na hora de escolher as espécies, não pode fazer isso aleatoriamente. Precisa considerar quais tipos de plantas podem pegar sol pleno ou meia sombra, quais se dão melhor no clima onde você mora, em quais partes do quintal vai querer plantar e quais servirão para uso das pessoas. Não se esqueça também do efeito decorativo que deseja, e que as plantas crescem e ocupam mais espaço.

Publicidade

4. Plantar nos locais errados

Essa é uma extensão da dica anterior. Antes de começar a plantar em qualquer lugar do quintal, precisa planejar o desenho que vai querer como resultado. É para isso que servem os projetos de paisagismo, para você criar canteiros floridos, outros só verdes, fazer cerca viva, deixar o espaço adequado para circulação de pessoas, definir onde vai colocar pisadores e um deck, caso queira. Se começar a plantar as plantas em qualquer lugar, e só depois pensar em criar um deck, por exemplo, terá que arrancar plantas para abrir espaço e terá um trabalho muito maior.

5. Descuidar da grama

Se o seu quintal é gramado e você pretende fazer dele um espaço de lazer, a grama deve estar sempre aparada. Então, lembre-se que vai precisar de um aparador ou contratar um jardineiro de vez em quando para manter sua grama mais forte e para não deixar seu quintal com aspecto abandonado, nada convidativo.

6. Escolher o mobiliário errado

Quer colocar bancos ou mesa com cadeiras no seu quintal? Ótima ideia, desde que sejam mobiliários próprios para área externa, que tenham resistência à umidade e à luz do sol. Do contrário, será um investimento que logo vai se estragar e aí nem vai dar vontade de usar. Nesse momento, vale mais a pena fazer um investimento um pouco mais alto em peças que terão alta durabilidade.

7. Deixar tudo bagunçado

Não é porque seu quintal é uma área externa que pode ficar bagunçado, com entulhos, objetos jogados, sujeira e um visual de abandono. Nem comece a largar coisas no quintal para não criar o hábito. Sempre depois de usar, mantenha as cadeiras, mesa, banco, brinquedos e outros objetos no lugar adequado, incluindo as ferramentas de jardinagem, que devem ser lavadas e guardadas em local seco.

Publicidade

Veja também:

PODE GOSTAR TAMBÉM