erros de higiene a não cometer na cozinha
Crédito: Freepik

6 Erros de higiene que você não deve cometer na cozinha

Esses cuidados básicos evitam doenças e o desperdício

Publicidade

Muitas hábitos simples de cozinha você pratica porque aprendeu desde jovem com as pessoas da casa. Mas, nem por isso estão certos e são a melhor escolha em questão de higiene ou do aproveitamento ideal dos alimentos. Veja quais são os erros de higiene que você não deve cometer na cozinha, segundo o famoso biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria.

1. Lavar as carnes

Não há qualquer necessidade de lavar as carnes antes de prepará-las. Do jeito que comprou, em pedaços, já pode temperar e preparar.

Se a sua intenção é lavar a carne para limpar as possíveis bactérias que possam estar na superfície, o Dr. Bactéria explica que esse hábito só vai espalhar ainda mais os micro-organismos na carne e contaminar as superfícies. Deixe que eles morram com o calor do cozimento.

2. Lavar o arroz

Também não há qualquer necessidade de lavar o arroz antes de cozinhar, ainda que esse seja um hábito bastante antigo. A água branca que sai do arroz é o amido, e quando ele é lavado, também vão embora muitos nutrientes do alimento.

Publicidade

3. Ovo na porta da geladeira

De modo geral, os ovos crus não precisam ficar na geladeira, a menos que a região onde você mora seja muito quente ou muito úmida. Mas, se quiser refrigerá-los, coloque-os em uma das prateleiras da geladeira, mais para o fundo. Na porta é o local menos refrigerado, e assim eles não vão se manter em uma temperatura constante.

4. Tábua de madeira

A tábua de madeira, usada para picar os alimentos, é a menos recomendada entre todos os tipos. Isso porque ela absorve a umidade e alguns restos de alimentos. Mesmo lavando, esses restos vão acumulando e a umidade que entra pode causar bolor e contaminar a sua comida. Prefira as de plástico ou vidro.

5. Detergente demais

Colocar um monte de detergente na esponja para lavar a louça é totalmente desnecessário. De acordo com o Dr. Bactéria, você deve misturar 8 gotas de detergente em 1 litro de água e ir molhando a esponja nessa água para lavar a louça. É mais economia e limpa com eficiência.

6. Pano úmido na pia

Depois de limpar a cozinha após as refeições, nunca deixe o esfregão ou pano de prato úmido secando nas bancadas. Coloque-o dentro de um balde com água e um pouco de detergente ou de água sanitária para desinfetar, deixe por alguns minutos, depois enxágue e estenda no varal. Esses panos abrigam milhões de bactérias após a limpeza.

Publicidade

Veja também: passo a passo para descongelar o freezer

PODE GOSTAR TAMBÉM